Nossa Cidade

Feirão de crédito facilita atendimento a empreendedores

 

O Feirão do Crédito Empresarial, realizado pela Prefeitura, nesta quinta-feira (16/05), foi uma boa oportunidade para cerca de 250 empreendedores da cidade e região obterem recursos financeiros e orientações para a expansão de seus negócios. O evento aconteceu no recinto da Festa do Peão, montado na av. da Emancipação, e contou com a presença do prefeito Angelo Perugini.

Anuncio

Perugini destacou que o Feirão possibilitou, principalmente para micro e pequenos empreendedores, acesso mais fácil a várias instituições de crédito reunidas em um mesmo espaço. “O evento já deu resultado positivo por proporcionar a oferta de crédito de forma coletiva. Empreendedores de menor porte têm dificuldade de ser atendidos quando vão a bancos. Aqui, eles são bem acolhidos e recebem atenção”, salientou.

O prefeito conferiu isso na prática ao acompanhar o atendimento feito por uma instituição financeira ao microempreendedor Ronaldo Laranjeira. Ele disse ao prefeito que havia acabado de fazer a contratação de uma máquina de pagamento com cartão. Perugini o parabenizou pela conquista e desejou-lhe boa sorte. 

O microempreendedor é dono de um salão de cabeleireiro no Jardim Boa Esperança. Ele contou que a máquina trará praticidade para seu negócio. “A maquininha é um serviço bastante procurado, pois hoje todo mundo só paga com cartão”, ressaltou. Ele elogiou a Prefeitura pela realização do Feirão. “Achei o evento legal, com bastante informação e orientação”, destacou. 

Por falar em informação e orientação, o Feirão teve a palestra “Faça do crédito seu aliado e não uma armadilha”, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Campinas. Ministrada pelo analista da entidade, Reginaldo Aparecido de Oliveira, nos períodos da manhã e tarde, a palestra mostrou aos empreendedores como usar corretamente o crédito. 

POTENCIAL

O Feirão também trouxe uma boa notícia para empreendedores. Uma das instituições participantes, Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), abrirá uma unidade no município. 

De acordo com o representante do Sicoob/PR, Joares Angelo Scisleske, a previsão é que a unidade seja inaugurada em julho, na região central. Ele explicou que a ação faz parte do plano de expansão da instituição no estado paulista. “Acreditamos que Hortolândia é a cidade da região com mais potencial para crescer. Por isso, decidimos abrir a agência”, explicou. 

A tecnologia digital também marcou presença no Feirão por meio do Banco Original, que oferece serviços bancários via internet. A gerente regional da instituição, Angélica Luísa de Lima, destacou que o Feirão superou as expectativas. “Fizemos um grande número de atendimentos. A maioria dos empreendedores com quem conversamos veio com interesses e objetivos já bem claros e definidos”, salientou a gerente.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, fez um balanço positivo do Feirão. “Realizamos o evento com proposta e formato inovadores para a região. Tivemos presença maciça de bancos, palestra sobre educação financeira. Por sua vez, os empreendedores fecharam negócios, tomada de crédito, abertura de conta na hora. Com esta primeira experiência bem sucedida, já programamos realizar a segunda edição do Feirão no próximo ano”, destacou Monique.

Além disso, o Feirão teve mutirão da Declaração Anual de Faturamento DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual). A ação foi realizada por agentes da Casa do Empreendedor, órgão da Prefeitura, localizado dentro do HORTOFÁCIL. Em virtude da participação no evento, o evento não realizou atendimento no HORTOFÁCIL nesta quinta-feira. O expediente será retomado normalmente nesta sexta-feira (17/05). evento teve ainda uma área de alimentação com a participação da empresa parceira, a pão de queijaria Pancremo.

O Feirão integra as ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, que prevê investimentos em mais de 100 obras e serviços, em todos os setores do serviço público municipal. O objetivo é promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Os recursos financeiros do PIC são fruto de parcerias da Prefeitura com os governos estadual, federal e a iniciativa privada.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo