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Alunos da rede municipal participam de simulado da Prova Brasil 2013

Avaliação envolveu cerca de três mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

simulado provinha brasil - hortolândia

Cerca de três mil alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Hortolândia participaram, nesta terça-feira, dia 10, de uma avaliação de Leitura e Matemática. O simulado é preparatório para a Prova Brasil/Ideb 2013, que acontecerá em novembro deste ano. De acordo com a professora Simone Locatelli, o simulado não tem o intuito de comparar ou impor parâmetros que firam a autonomia da escola. “A proposta é dar oportunidade aos alunos de praticar uma avaliação externa e fornecer dados sobre o processo pedagógico com informações que permitam ao coletivo decidir sobre as intervenções e redirecionamento que se fizerem necessários face a garantia da aprendizagem do aluno”, ressaltou.

O simulado foi preparado pelo Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, órgão da Secretaria de Educação da Prefeitura de Hortolândia, com a contribuição dos coordenadores pedagógicos. A avaliação contempla todos os Descritores da Matriz de Referência da Prova Brasil.

De acordo com o diretor do Centro de Formação, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, a avaliação deve ser contínua e cabe a cada professor fazer uso dos diversos instrumentos avaliativos. “O simulado faz parte desse processo e, quando associado a outros mecanismos e bem planejado, seus resultados podem ser bem aproveitados pela escola”, explicou.

O simulado é um termômetro que ajuda na avaliação de que pontos a escola e os professores precisam trabalhar mais profundamente com as crianças, com vistas a melhorar a qualidade de ensino/aprendizagem”, destaca a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. “Através deste diagnóstico, temos elementos para aprofundar, no processo de ensino/aprendizagem, os pontos a serem melhorados com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino oferecido às nossas crianças”, complementa.

Criado em 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) “Anísio Teixeira”, autarquia do MEC (Ministério da Educação), o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. Assim como as notas escolares individuais, este índice das escolas e das redes de ensino varia em uma escala de zero a dez. É calculado com base na taxa de aprovação (rendimento escolar) e nas médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto.

O Censo Escolar, realizado anualmente, mapeia os índices de aprovação. No caso das escolas e municípios, as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil. Para os estados e o País, os dados vêm do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Estas avaliações são realizadas a cada dois anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


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