Nossa Cidade

Lan house da Biblioteca Municipal é opção de lazer nas férias escolares

Espaço conta com seis computadores que oferecem acesso a internet

A Prefeitura de Hortolândia oferece uma boa opção de lazer para crianças e adolescentes que estão em férias escolares. É a lan house da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”. O espaço conta com seis computadores que oferecem acesso a internet. A biblioteca fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que o público infantojuvenil pode utilizar a lan house para jogar jogos online, ver vídeos de youtubers, checar as redes sociais, entre outras atividades.

Para utilizar a lan house não é necessário ser usuário cadastrado da biblioteca. Basta entrar e assinar a lista de controle. Em dias de grande movimento, o tempo de uso dos computadores é limitado a uma hora por pessoa para que todos possam utilizar o serviço. Silva alerta que não é permitido o acesso a sites adultos ou que veiculem material pornográfico. Caso isso aconteça, o usuário tem o acesso automaticamente bloqueado.

Mas a lan house não atende só crianças e adolescentes. O coordenador destaca que o espaço também é bastante utilizado pelos adultos por motivos profissionais e de estudo. Dentre as atividades realizadas estão elaboração e envio de currículos, entrevistas de emprego online, assistir videoaulas, pesquisa para trabalhos em sites de referência, entre outras. De acordo com balanço da biblioteca referente ao ano passado, a lan house foi utilizada por 2.042 pessoas.

Silva ainda lembra que, por meio da lan house, os usuários podem consultar o acervo da biblioteca, com cerca de 17 mil títulos, pelo site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/. De acordo com o balanço, em 2018 foram feitas pelo site 27.792 pesquisas, das quais 1.660 foram em finais de semana e feriados, datas que a biblioteca não funciona. Ainda por meio do site, usuários da biblioteca, cadastrados ou não, podem ler gratuitamente os 185 ebooks (livros em formato digital) que fazem parte do acervo da biblioteca.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo