14 de maio de 2024
Nossa Cidade

Comida vegana é nova opção na praça de alimentação do Natal Sustentável

 

Neste ano, a comida vegetariana está em alta no 2o Natal Sustentável, promovido pela Prefeitura, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. Lanches veganos, tais como suco detox, espetinho de legumes, coxinha e lanche de carne de jaca, estão entre as opções disponíveis na Praça de Alimentação, montada ao lado Árvore de Natal, na trilha que leva até as lagoas. Quem prefere cardápios mais tradicionais, como pastel, sanduíches e caldo de cana, também foi lembrado. Neste período de festas, a Praça funciona, diariamente, até as 22h, abrindo às 19h de segunda a sexta-feira, e às 14h aos sábados e domingos. 

Ao todo, há 10 vendedores cadastrados que trabalham em regime de revezamento. Quatro barracas são do programa Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Há também seis foodtrucks, selecionados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, gestora do parque, que fica na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. 

Entre as barracas da Economia Solidária, há outras opções, como caldo de cana, os tradicionais pastéis paulistas (nos sabores carne, queijo, pizza, frango com catupiry e queijo com carne seca) e delícias do milho (curau, pamonha, chup-chup gourmet). Nos “caminhões”, o cardápio se distribui entre doces e salgados, incluindo sorvetes, açaí, churros, crepes, batata frita, cachorro quente, hambúrgueres, espetinhos, assim como água, refrigerantes, cerveja e sucos. 

Vila de Natal Sustentável

Neste Natal, o Parque Dorothy voltou a se enfeitar de luzes e cores para receber com carinho e encantar visitantes de todas as idades. Assim como em 2017, a decoração natalina é toda feita com materiais reaproveitáveis e recicláveis. 

Nos cenários da Vila de Noel Sustentável, Papai Noel recebe os visitantes todos os dias, das 20h às 22h, na sala de Leitura com Noel. O ambiente é todo feito com bambus e recoberto com folhas de coqueiros do próprio parque, sobre as quais está a linda trepadeira Thunbergia mysorens, mais conhecida como “Sapatinho de Judia”. Grandes bobinas de madeira, usadas para fiação elétrica, viraram mesas, ao lado das quais se veem bancos feitos com tocos de madeira reaproveitada. Há também uma lareira de papelão, iluminada com lâmpadas de LED. Brinquedos sobre as mesas e livros em prateleiras chamam a atenção do público que espera a vez de falar com a estrela principal da festa. 

Do lado de fora, ao longo dos passeios, existentes no parque, foram instalados 50 arcos com cestos e bolas gigantescas de garrafas plásticas do tipo PET, confeccionados, em parte, pela equipe da Educação Ambiental e, em parte, por estudantes e profissionais da rede municipal de ensino.

Na Vila, há também a Fábrica de Brinquedos e o Cantinho do Presépio. A população poderá visitar todos estes cenários, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h.

No ano passado, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a primeira edição do Natal Sustentável reuniu um público de 20 mil pessoas durante 21 dias de programação. 

Cinema no Parque

A programação do 2º Natal Sustentável conta, também, com o “Cinema no Parque”, que vai até o sábado (22/12), com a exibição gratuita de filmes brasileiros. As sessões acontecem às 20h.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98