Outros

Como cuidar da alimentação das suas aves

Cuidar de aves é uma grande alegria! Muito inteligentes, rápidas e engraçadas, as aves são animaizinhos que saem do padrão Cão e Gato. Assim como a espécie, outra coisa que é completamente diferente dos citados mamíferos é a dieta dos passarinhos.

A alimentação das aves deve ser balanceada e bem pensada, não podendo ser em momento algum desregrada, sob risco do pássaro emagrecer demais e vir a morrer, ou mesmo engordar demais e adquirir problemas de obesidade. A má nutrição de pássaros é a maior causadora de mortes.

Qual o melhor item para alimentação das aves?

Uma série de alimentos podem ser utilizados. Num geral, uma boa quantidade de sementes, ricas em vitaminas, ferro, proteínas e gorduras boas como girassóis, grãos de bico cozidos, milho (em alguns casos), alpiste e afins.

Outros itens que podem complementar a dieta são os vegetais, raízes, mel e ovos. Pense sempre no que o seu pássaro comeria na natureza, e também a disponibilidade deste na natureza. Muitos erros começam não pela oferta de itens proibidos, mas pelo excesso ou ausência de itens essenciais.

O mel em excesso, por exemplo, pode causar obesidade, tal qual o girassol, já que ambos os alimentos são extremamente calóricos. A Couve ou o Alface podem gerar diarreia e emagrecimento absurdo em questão de poucos dias, que acarreta doenças e possível óbito.

Perceba que esses são itens que normalmente pensaríamos ser inofensivos, mas, basta um pequeno excesso para que se tornem um verdadeiro veneno.

Como evitar isso

Existem vários blends de rações de ótima qualidade no mercado, que fornecem não somente uma dieta balanceada como pequenos chips de ração processada que garantem o consumo de todas as vitaminas, proteínas e gorduras pelo seu pássaro.

Há ainda os suplementos vitamínicos que podem ajudar na criação de seus pássaros, inclusive estimulando-os a reprodução, produção de penas mais coloridas, ou outros pontos que lhe podem ser satisfatórios.

O foco em uma dieta saudável para o seu pássaro não somente é essencial para uma qualidade de vida bacana, quanto para ter um animal saudável e feliz de verdade em seu lar.

Algumas dicas básicas

A primeira dica que temos para passar pra vocês, e na verdade é um direcionamento que procura quebrar um grande tabu social: quer seja o seu pássaro filhote ou doente e necessitando de papinha – NUNCA dê leite! O pássaro não pode digerir leite ou passará muito mal.

Lembre-se que o leite é um advento dos mamíferos, não dos pássaros. Em algum momento na criação de pássaros alguém teve a ideia de colocar leite na alimentação e, para a tristeza dos mesmos, essa moda pegou e perdura até hoje!

Tentemos quebrar esse ciclo!

Além disso, nossa dica é sempre fornecer um pote de ração seca e uma de rações “molhadas”. Na seca, iriam as sementes, possivelmente pedaços de ossos para roer, e no outro pote, frutas e vegetais. Isso protege a ração seca de molhar e acabar apodrecendo.

Outra dica é adquirir um polivitamínico e colocar na água de seus pássaros. Isso garantirá o consumo de todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de seus pequenos, protegendo-os de doenças e infecções evitáveis.

Pássaros se acostumam fácil com essa dieta?

Se os seus pássaros viviam com uma alimentação desregrada, talvez apresentem resistência na hora da transição para uma dieta melhor orientada. Na alimentação das aves, devemos sempre fazer transições paulatinas, já que esses são animais de “gênio forte”.

Portanto, tente mudar a ração por terços, a cada semana, coloque 1/3 a mais da ração balanceada e a menos da ração à qual eles estavam acostumados. Em menos de 1 mês, eles estarão comendo a ração ideal!

Caso note resistência, pode baixar para ¼ ou 1/5 por semana. Isso fará com que eles não sintam o impacto tão rápido e se adaptem pouco a pouco!

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo