Outros

Por que é necessário ter muito cuidado com carrapatos em cachorros?

Queremos sempre que os nossos pequenos estejam saudáveis, saltitantes e felizes em nossas casas, e para isso, devemos zelar ao máximo pela saúde deles. Isso envolve desde idas ao veterinário até mesmo cuidados rotineiros em casa.

Um desses cuidados vitais é a luta contra os carrapatos, aracnídeos parasitas que se alimentam do sangue de nossos pequenos e, de quebra, ainda transmitem doenças.

Neste texto, tentaremos falar um pouco do motivo pelo qual essa batalha realmente é necessária e as consequências se nos deixarmos relaxar frente ao inimigo e permitirmos a infestação de carrapatos em cachorros.

Nossos pequenos são alvos fáceis

Diferente de cavalos, que possuem uma relação de comutação com pássaros que comem os carrapatos ou mesmo macacos que possuem polegares opositores e podem retirar os carrapatos, os nossos cãezinhos são frágeis frente aos carrapatos.

Os cachorrinhos domésticos costumam frequentar locais que os deixam super expostos aos parasitas, quer seja em parques e campos, quintais ou até mesmo a própria sala de espera para uma consulta no veterinário.

Além de terem uma infestação facilmente iniciada e instaurada, os carrapatos ainda são responsáveis por transmitir uma infinidade de doenças sérias e muitas vezes fatais aos nossos pequenos filhotes. Saiba um pouco mais sobre essas doenças mais abaixo.

O perigo dos carrapatos e as doenças transmitidas

Podendo transmitir doenças tanto aos carrapatos quanto aos seres humanos, algumas delas se sobressaem, seja em sua alta frequência, ou, em sua alta periculosidade. Falaremos um pouco a respeito de ambos os casos logo abaixo:

Babesiose canina

Grave doença transmitida pelos carrapatos, é causada pelo Protozoário Babesia Canis, infectando os glóbulos vermelhos dos cães e causando severa anemia, danificando o fígado, rins e até mesmo o baço do cão.

Os sintomas são febre de mais de 41ºC, falta de apetite, vômitos, diarreia e problemas na respiração e em casos mais sérios, chega a causar problemas neurológicos e falência em até 4 dias;

Febre maculosa

A gravidade dessa doença é completamente variável. Ela é causada por uma bactéria existente nos carrapatos e seu principal sintoma é uma febre aguda, rigidez, dificuldade para respirar, vômito, edemas nas patinhas, sangramento nasal, na urina e fezes, assim como muita diarreia.

Podendo ser muito grave e fatal, assim como leve e passageira, a Febre Maculosa pode deixar sequelas e é extremamente imprevisível.

Anaplasmose

Causando febre, dores de cabeça, calafrios e dores musculares, a anaplasmose pode vir a ser fatal se não for tratada corretamente e precocemente, pois, passado o tempo de incubação das bactérias, a infecção se torna ainda mais violenta e de difícil tratamento.

Borroliose Canina

Que também pode ser conhecida por Doença de Lyme, é capaz de infectar desde pessoas até cachorrinhos. Para transmitir a doença, o carrapato deve ficar instalado no corpo por pelo menos 12 ou 24 horas. Isso feito, gerará o acometimento de diversos órgãos, como o coração, partes do sistema nervoso, pele e até mesmo as articulações.

A letargia, febre e dor articular aguda são os sintomas mais comuns que se percebem em nossos pequenos. Por conta dessa e das outras doenças é mais que importante fazer uma análise rotineira no pelo, a fim de encontrar os carrapatos em cachorros e retirar o quanto antes.

Mas e como prevenir essas infecções?

Algumas medidas são necessárias, tais quais o uso de produtos para prevenção, como shampoos, bisnagas, coleiras e até mesmo a rotina de limpeza e inspeção da casa. Uma medida muito útil é a revisão frequente com o veterinário, fazendo exames de sangue e no corpo.

Caso seu pequeno venha a apresentar sintomas que se assemelham aos apresentados, tais quais febre, diarreia, vômito ou falta de apetite, não pense duas vezes: vá ao veterinário, algo está errado!

Lembre sempre de dar uma atenção especial às áreas como axilas, entre os dedos das patinhas, pescoço, orelhas e focinho, que é onde os carrapatos se escondem com mais frequência, pela superficialidade das veias.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo