Nossa Cidade

Projeto Férias no Parque oferece esporte Badminton

Atividade parecida com o tênis, mas que utiliza raquete e peteca, será realizada até dia 27, no Dorothy

O Projeto Férias no Parque, realizado pela Prefeitura, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, oferece diversas atividades gratuitas a toda comunidade até o dia 27 deste mês. Uma das atividades oferecidas durante o projeto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, é o esporte Badminton. Para quem não conhece, esse é o segundo esporte olímpico mais praticado no mundo, parecido com o tênis, mas que utiliza raquete e peteca. O parque está localizado na rua Manoel Antonio as Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. Todos podem participar.

De origem indiana, o Badminton é uma das modalidades das olimpíadas desde 1992. O esporte é parecido com o tênis. É composto por peteca e raquetes. Para a prática dele, são exigidas várias habilidades como agilidade, força e resistência física, velocidade, reflexo e flexibilidade. Em um jogo profissional, a velocidade da peteca pode ultrapassar a velocidade de 300Km/h.

Origem

O esporte Badminton se originou na índia e possuía o nome de poona. O “poona” passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire, Inglaterra.

As competições internacionais oficiais de Badminton são organizadas pela IBF (Federação Internacional de Badminton).

No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBB (Confederação Brasileira de Badminton).

Como funciona, objetivos e regras de um jogo

O badminton deve ser praticado um contra um ou em duplas. Utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros.

O jogo deve ser acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto.

Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três games de 15 pontos. Vence o jogador ou dupla que ganhar dois ou três games (sets). Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos.

Principais golpes (batidas):

– Drop shot: batida curta em que a peteca (volante) cai junto à rede.

– Lob: batida forte e longa em que a peteca encobre o jogador adversário.

– Drive: batida rápida e paralela ao chão. Nesta jogada, a peteca passa bem rente à rede.

– Smash: parecida com a cortada do Voleibol. É uma batida rápida e forte na peteca, na direção de cima para baixo.

Saiba mais sobre o esporte acessando o site da Confederação Brasileira de Badminton http://www.badminton.org.br/ .

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo