Nossa Cidade

Agenda Verde: duas mil toneladas de materiais descartadas corretamente

Prefeitura retirou materiais sem serventia à população em 86 bairros, de março a maio

Durante a segunda etapa deste ano da Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria, concluída pela Prefeitura de Hortolândia no dia 26 de maio, foram retiradas aproximadamente duas mil toneladas de materiais sem serventia à população, em 86 bairros da cidade. Nesta fase do programa, que começou em 5 de março, receberam o serviço bairros das regiões do Jardim Amanda, Jardim Sumarezinho, Jardim Rosolen, Região Central e Jardim Nova Hortolândia. Também aconteceram diversas ações de zeladoria como a poda do mato, pintura das guias das calçadas, limpeza das ruas e retirada dos galhos das árvores.

O objetivo da Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria é manter a cidade limpa para evitar criadouros em potencial para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chicungunya, Zika e Febre Amarela, além de conscientizar a população sobre o descarte correto de materiais sem uso.

A Agenda Verde foi implantada pelo prefeito Angelo Perugini em 2017. De março a dezembro do ano passado, mais de 100 bairros foram atendidos. No período, aproximadamente 12 mil toneladas de entulho, resíduos recicláveis, objetos sem utilidade, sofás velhos, madeiras, TVs, colchões, cômodas, armários, dentre outros, foram recolhidos. 

Segundo o Departamento de Serviços Urbanos, chega a 14 mil toneladas o número de materiais descartados corretamente pelo município em pouco mais de um ano.

“É muito importante a conscientização da população para ajudar o poder público no combate ao descarte irregular de materiais em Hortolândia. Com a colaboração de todos e o trabalho da Administração, trabalhamos para manter uma cidade limpa que ofereça mais saúde a comunidade”, observa o diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Renato Sarto.

COLABORAÇÃO

A Prefeitura pede a colaboração da população para não descartar irregularmente lixo e entulho nas vias e espaços públicos da cidade. Esta ação é crime ambiental. O infrator recebe multa. Os valores variam de R$ 160,43 a R$ 32.068,00. Denúncias podem ser feitas por meio do WhatsApp (19) 99976-1840.

Como opção de descarte correto, há 12 LEV´s (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) e sete PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária de Entulho e Recicláveis), distribuídos nas cinco regiões da cidade.

MAIS ZELADORIA

Nesta segunda-feira (4/6), o trecho entre as ruas Casemiro de Abreu e Prestes Maia, no Jardim Amanda, receberam caminhões da Prefeitura para recolher mais materiais sem serventia à população. O serviço continua periodicamente em todas as regiões da cidade.

“A zeladoria deve ser mantida mesmo após a conclusão da Agenda Verde. As equipes continuarão a recolher materiais na cidade, mas também continuamos pedindo o apoio da população para nos ajudar no descarte correto destes objetos”, explica o administrador regional do Jardim Amanda, Lairton Santos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo