Nossa Cidade

“Medicamento em Casa” faz reavaliação médica de pacientes

Primeiros beneficiados são os pacientes crônicos, hipertensos e diabéticos, cadastrados na região do Santa Clara

Programa - Medicamento em casa

Cinco meses após ser lançado na primeira região, a do Jardim Santa Clara, o programa “Medicamento em Casa”, da Prefeitura de Hortolândia, avança, prestando novos serviços à população: o agendamento de consultas para reavaliação dos pacientes cadastrados. Entre julho e agosto deste ano, 117 munícipes atendidos já foram consultados ou têm agendamento marcado com clínico geral para os próximos dias, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, antes de a receita em vigor expirar, segundo a coordenação da unidade.

Nesta região, o piloto do programa, que começou com 95 inscritos, agora conta com 214 cadastrados. Eventuais problemas de agendamento, gerados pela dificuldade de localização dos pacientes, têm sido monitorados pela coordenação do programa, de responsabilidade da Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência.

Outros dados divulgados por esta secretaria revelam que, até julho, 1.338 pacientes crônicos, diabéticos e hipertensos, atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no município, já haviam sido beneficiados nas três regiões alcançadas pelo “Medicamento em Casa”, Santa Clara, Rosolen e Novo Ângulo. Neste período, 2.670 estavam cadastrados.

A previsão é que, neste mês, 1.757 sejam efetivamente atendidos, tendo a comodidade de receber em casa, gratuitamente, os medicamentos prescritos e orientação da equipe farmacêutica. Em breve, os das demais regiões terão ainda mais: atendimento médico garantido, em consulta com dia e hora marcada.

Outra importante meta do programa é, até agosto, ter quatro das cinco regiões da cidade efetivamente atendidas pelo programa. É que, no próximo dia 19, os cadastrados no Jardim Amanda começam a ser atendidos. O local do lançamento ainda será definido. Na etapa seguinte, os beneficiados serão os munícipes da região do Nova Hortolândia.

A parceira entre as secretarias de Saúde – Atenção Básica e Especializada e Atenção à Urgência e Emergência – está rendendo frutos positivos. “Representa uma melhoria. Com a parceira, o paciente não precisa vir à unidade. A equipe do Medicamento em Casa entra em contato conosco, aqui na UBS, e a nossa equipe faz o agendamento com o clínico”, explica a coordenadora da UBS Santa Clara, Rute Micheline dos Santos Lopes. “Além do maior controle, isto assegura a reavaliação do paciente, o que significa mais saúde. É que, sem acompanhamento adequado, a maioria acaba praticando a auto-medicação. Agora, vão ter consulta marcada com o clínico geral e, se necessário, agendamento com cardiologista no Jardim Adelaide. E tudo isso sem ter que pegar fila, o que reduz o fluxo de pessoas dentro da unidade”, avalia a gestora.

Para a secretária de Atenção à Urgência e Emergência, Paula Nista, esta nova etapa do “Medicamento em Casa” representa “a eficiência do programa”, comemora. “Desde o princípio, queríamos garantir o atendimento, tanto da entrega do medicamento, quanto da reavaliação médica. É a conquista de mais um objetivo do programa”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo