Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura implanta projeto para melhorar aprendizagem

imagem 70

Para melhorar os indicadores educacionais nas escolas municipais e o aprendizado de Matemática e Língua Portuguesa, a Prefeitura de Hortolândia implanta, a partir de agora, o projeto “Aprender Mais: melhorando o Ideb”. A iniciativa beneficiará cerca de 13 mil estudantes de 1o a 5o ano, em 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). Entre as metas está aprimorar ainda mais os índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado pelo governo federal para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino nas escolas brasileiras, públicas e particulares. Em 2015, a rede municipal de Hortolândia alcançou 6,5. Os índices de 2017 ainda não foram divulgados. A escala de avaliação vai de um a dez.

O projeto foi lançado durante o Seminário de Educação Integral, que trouxe de volta a Hortolândia, em março passado, a Prof.ª Dr.ª Jaqueline Moll, titular da Faculdade de Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ex-diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação) e referência em educação integral no Brasil. Além da palestra sobre “Educação Integral: currículo e desenvolvimento”, foram realizadas, entre os dias 19 e 23 de março, formações específicas sobre o projeto, ministradas pela pedagoga e doutora em Educação, Ana Sueli Teixeira, e pelo professor Marco Botelho, especialista em Docência do Ensino Superior na área de matemática. Ana Sueli é também autora do projeto Aprender Mais e diretora pedagógica da Prose7e.

Anuncio

Após a formação, oferecida a cerca de 570 profissionais da Educação, e a distribuição dos kits do aluno, os cadernos de apoio à aprendizagem, um de Matemática e outro de Linguagens (Língua Portuguesa), começam a ser usados em sala de aula. Cada aluno recebe dois kits, com quatro livros no total: dois para usar no primeiro semestre letivo e outros dois, no segundo.

“Este material está me ajudando muito, pois tenho dificuldade em Matemática. A gente tem que ter mais raciocínio para pensar, tem que estar com a cabeça mais livre. Dá um ‘mexe-mexe’ na minha cabeça. De Português eu gosto, tenho mais facilidade. Eu gosto de ler, de fazer textos, de criar e ter imaginação. Meu sonho é ter um livro”, revela Guilherme Antony Santos Lopes, de 10 anos, estudante do 5o ano A da Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. “Agora, sinto que assim estou ficando mais esperto. Mostra uma maneira de pensar que ajuda a fazer a conta”, explica o garoto. “Achei bem legal. Vai incentivar a gente a aprender mais, Matemática e Português. Fala sobre o que a gente precisa e favorece o entendimento, porque sou bem ruim em Matemática, apesar de a professora sempre buscar nos ajudar a saber mais as contas. Percebi que a maneira de ensinar é diferente”, indica a colega de sala Júlia dos Santos Gouveia, de 11 anos.

Advertisement

A percepção da garota é real. De acordo com a professora da turma, Cristina Moraes, que passou por formação com a equipe do projeto, além do material próprio e específico, que servirá de apoio em sala, o “Aprender Mais” vem para provocar em alunos e professores a busca pelo conhecimento e alterar estratégias de trabalhar. “Ter material pronto melhora muito. Tem uma sequência didática. A proposta é desafiar os alunos, trabalhar a curiosidade, despertar o interesse para que eles queiram participar ou participem pela necessidade. Podemos trabalhar ora individualmente, ora com agrupamentos, de dois ou mais, corrigir juntos”, esclarece a profissional, experiente na Prova Brasil, que afere os índices do Ideb. “Esta será minha quinta ou sexta prova. O projeto vem agregar ao conteúdo passado em sala”, avalia, ressaltando outro aspecto importante da iniciativa: sua implantação um ano antes da realização da prova, aplicada em anos ímpares.

“A formação foi bem rica, com um material muito bom, textos bem escolhidos e em grande quantidade, o que facilita a exposição. O projeto complementa o que a gente já faz em sala de aula para tornar as crianças mais letradas”, afirma a coordenadora pedagógica da escola, Luciane Dobelin Barion. Segundo Eliane Guimarães Mendes e Hadley Ferreira faria, coordenadoras pedagógicas do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, embora a Prova Brasil seja direcionada a estudantes do 5o ano, é importante começar a preparação dos alunos desde o 1o. ano, uma vez que há outras avaliações diagnósticas que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica, como a Provinha Brasil, para os do 2o ano, e a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), para os do 3o ano. “Serão trabalhadas diversas habilidades e competências. Queremos melhorar o aprendizado e alterar para melhor o índice do Ideb. O material de apoio tem atividade mais elaboradas e, na formação, foram apresentadas estratégias de atuação do professor em sala de aula que fazem a diferença, como jogos matemáticos e maneiras de trabalhar a geometria, por exemplo”, destacam. “O material de apoio não substitui o livro didático, é preparatório para os simulados. O projeto estimula a mudança de postura em sala e vem com escritores muito bons”, acrescentam as professoras do 4o ano, Eliete Damasceno e Azelita Alves dos Santos.

“O projeto Aprender Mais colabora na construção de intervenções pedagógicas necessárias à superação dos desafios apresentados pelos processos de avaliação, a exemplo da Provinha, da ANA e da Prova Brasil. O objetivo é diagnosticar, avaliar e orientar os professores da rede municipal de Ensino, a partir dos dados obtidos com essas avaliações e uso de materiais didáticos direcionados aos alunos, tendo em vista a melhoria dos indicadores educacionais e do grau de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Com isso, torna-se possível obter melhores resultados na qualidade da educação, contribuindo de forma favorável a ascensão do Ideb do nosso município”, afirma a diretora de Ensino Fundamental, Roberta Diniz.

“O objetivo do projeto é colaborar para a melhoria da aprendizagem das crianças em Língua Portuguesa e Matemática. Propõe uma trilha metodológica diferenciada, de modo que, em Língua Portuguesa, as crianças tenham oportunidades de aprender as práticas sociais de leitura escrita. A gente introduz uma sequência didática, de modo que as crianças possam interagir com contextos de letramentos diferenciados e fazendo uma aproximação a partir da apreciação literária, das práticas sociais de leitura, da compreensão leitora, da análise linguística e da produção de texto oral escrito, desenvolvendo a formação de comportamentos leitores e escritores, porque esta é a tônica da proposta”, explica Ana Sueli. “Em matemática, a gente trabalha na perspectiva da problematização, onde as crianças vão resolver situações problemas utilizando o conhecimento matemático para isto. Nós trabalhamos os quatro eixos: números e operações, espaço e formas, grandezas e medidas e tratamento da informação”, complementa a pedagoga.

Advertisement

“Se por um lado, a Prova Brasil é uma proposta de larga escala, que avalia a rede, a ideia do projeto Aprender Mais é garantir a aprendizagem de cada criança, acompanhando esse processo, de modo que todas possam avançar nos conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. Em cada volume, temos um simulado com 20 questões para que as crianças também possam vivenciar experiências em torno de questões relacionadas à Prova Brasil e às outras avaliações que são aplicadas como a Provinha Brasil, no 1o e 2o ano e a ANA, no 3o ano e a própria Prova Brasil, no 4o e 5o. anos. Então, o que a gente espera é criar uma trilha metodológica de modo que o professor compreenda estes descritores, os processo de aprendizagem (como se forma um leitor, como se forma um escritor, como se aprende matemática na escola), a partir de situações da vida cotidiana das crianças. Essa é a expectativa e a trilha construída “, afirma Ana Sueli.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

cosvesi

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de Cerveja, sediada no Rio Grande do Sul, foram agraciados com duas medalhas de ouro, um feito que enche Hortolândia orgulho!

Neste prestigiado concurso, especialistas do Brasil e de mais quatro países avaliaram mais de 950 amostras inscritas, provenientes de cervejarias de toda a América Latina. E foi com grande satisfação que as cervejas ‘Summer Ale’ e ‘American Wheat’ foram reconhecidas com as cobiçadas medalhas de ouro, tornando-se ainda mais queridas pelos apreciadores da Cervejaria que fica na cidade.

Anuncio

De acordo com os gestores da empresa: “este reconhecimento só foi possível graças ao apoio e carinho que recebemos de vocês, nossos clientes fiéis. Afinal, são vocês que apreciam e valorizam o que produzimos!”

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil12 horas ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade12 horas ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes12 horas ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região14 horas ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região18 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos19 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial20 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

Advertisement
cinema

Populares