Nossa Cidade

Prefeitura faz cadastro do cartão IPTU Zero em escolas municipais

Ação começou nesta segunda-feira (19/03) em sete unidades de ensino

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta segunda-feira (19/03), o cadastro do cartão IPTU Zero em sete Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental): Jardim Boa Esperança, Salvador Zacharias Pereira Junior, Caio Fernando Gomes Pereira, Dayla Cristina Souza de Amorim, Maria Célia Cabral Amaral, Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim e Profa. Patrícia Maria Capelato Basso. A ação, voltada para pais, famílias e responsáveis dos alunos destas escolas interessados em aderir ao Programa de Fortalecimento do Comércio Local, que criou o IPTU Zero, é uma parceria da Secretaria de Finanças com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Anuncio

O cadastro será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os interessados devem levar CPF e carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).  A previsão é de cadastrar 1,9 mil cartões, de acordo com a Secretaria de Finanças. Atualmente, cerca de 18.500 mil pessoas já têm o cartão, que garante créditos para quitar o IPTU. Mais de 255 estabelecimentos comerciais estão credenciados no programa.

Após fazer o cadastro, o munícipe deve fazer o desbloqueio do cartão para utilizá-lo. Para isso, basta entrar no site www.meucartaocidadao.com.br, fazer o cadastro com dados pessoais, o número do CPF e a senha que vem junto com o cartão. Além disso, é preciso ainda informar o número do IPTU para o qual os créditos devem ser acumulados. Esse número vem impresso na capa ou dentro do talão do IPTU que o morador recebe em casa. O número é identificado como “Código do contribuinte” ou “Inscrição”.

CRÉDITOS

O cartão IPTU Zero integra o Programa de Fortalecimento do Comércio Local da Prefeitura. Ao usar o cartão na rede de lojas credenciadas, o munícipe acumula créditos para quitar o IPTU.

Os créditos são gerados pelo percentual de desconto oferecido pelo lojista sobre o valor da compra. Metade dos créditos deve ser utilizada para a quitação do imposto, podendo chegar a 100% do valor. Da outra metade dos créditos, o consumidor poderá usar 40% como quiser nas lojas credenciadas. Os 10% restantes vão para o Fundo de Redistribuição de Renda.

Ao emitir o carnê do IPTU, a Prefeitura descontará automaticamente o valor acumulado durante o ano. Se o morador acumulou um valor igual ao do IPTU, estará isento do pagamento do imposto. Se for menor, pagará apenas a diferença. Caso seja maior, os créditos ficam acumulados para o ano seguinte. 

O cadastro do cartão IPTU Zero também pode ser feito na Prefeitura ou em um dos 191 pontos de distribuição implantados na cidade. A lista completa dos locais pode ser conferida no site www.meucartaocidadao.com.br ou no site da Prefeitura, www.hortolandia.sp.gov.br. 

Para ampliar a adesão de lojistas ao Programa de Fortalecimento do Comércio Local – IPTU Zero, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou, em fevereiro, uma campanha junto ao comércio da cidade. Lojistas e prestadores de serviços interessados em fazer parte da rede de estabelecimentos credenciados devem entrar em contato com a DDTotal por meio dos telefones (19) 3512-9035 ou (19) 98377-1600 ou pelo site www.meucartaocidadao.com.br para agendar uma visita de um representante da empresa.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo