Nossa Cidade

Prefeitura incentiva reativação do Conselho Municipal Antidrogas

 

Com o apoio da Prefeitura, Hortolândia está prestes a ter novamente o Comad (Conselho Municipal Antidrogas). Criado no Brasil em 1998, pelo Governo Federal, no município o órgão de apoio a usuários, ex-usuários e familiares ressurge no texto da lei 3.429, de 23/11/2017, publicada na edição 129 do Diário Oficial Eletrônico do Município de Hortolândia (http://www.publicacoesmunicipais.com.br/eatos/#visualizador;p=43374;src=s). 

O colegiado, que atuará em duas frentes principais, prevenção e recuperação, está em fase de formação, segundo o responsável pela articulação do projeto, o servidor da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, Antônio Munhoz Machado. O Comad será formado por 16 integrantes, oito titulares e oito suplentes. Metade dos conselheiros é indicada pelo poder público; a outra metade por representantes da sociedade civil organizada. 

Entre as instituições participantes estão a OAB-Hortolândia (Ordem dos Advogados do Brasil), as polícias Civil e Militar, o Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente, a Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica, o Grupo de Apoio ao Tabagismo, comunidades terapêuticas e grupo de apoio da Igreja Evangélica. Entidades que atuam na área, como Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, atuarão como apoiadores. 

A Administração Municipal estará presente por meio das secretarias de Governo; Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Cultura, Esportes e Lazer; Segurança Pública; Inclusão e Desenvolvimento Social; e Assuntos Jurídicos.

Para Munhoz, a recriação do Comad é um passo importante, de grande relevância social. “É preciso reconhecer que o problema do uso das drogas lícitas e ilícitas existe, em todo o Brasil e, a partir daí, oferecer esclarecimento e apoio. As pessoas não sabem como agir. Precisam de conversa, de acolhimento. Muitas famílias estão perdidas, porque a droga transforma o usuário em outra pessoa, com outra personalidade. Dentro da prevenção, um dos objetivos é aumentar a informação sobre as drogas e o que elas causam. Quando se ajuda uma pessoa, ajuda todo o seu grupo, familiares e amigos”, afirma Munhoz. 

O fortalecimento dos conselhos municipais é uma iniciativa do prefeito Angelo Perugini para ampliar o diálogo com a comunidade e estimular a participação das pessoas nas ações da cidade. “Nosso governo trabalha para que as pessoas tenham consciência sobre a importância do envolvimento delas nas ações do município. Queremos instigá-las ao empoderamento nas ações e necessidades da cidade. O papel dos conselhos municipais, cujos representantes são eleitos pela população, é muito importante nessa tarefa. Por isso, é necessário o diálogo permanente. Mais do que solucionar os problemas das pessoas, desejamos orientá-las para que elas sejam envolvidas na solução deles”, afirma o prefeito.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo