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Jornada Pedagógica incentiva reflexão sobre cidadania além do espaço escolar

Evento, que iniciou nesta segunda-feira (29/01), tem palestra sobre resiliência e atividades de planejamento nas escolas

Inclusão, Cidadania e Pertencimento. Estes são os três principais eixos a serem trabalhados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia nas atividades das escolas municipais da Prefeitura de Hortolândia, neste ano. Com foco nesta tríade, a Jornada Pedagógica – 2018 dá as boas vindas aos profissionais da Educação, que são convidados a promover reflexões cidadãs não só com os alunos, mas, também, com os pais e a comunidade local. A Jornada começou nesta segunda-feira (29/01) e prossegue na terça (30/01), em diversos encontros que reúnem professores, gestores, diretores e profissionais de apoio de todas as escolas municipais, cerca de duas mil pessoas.

Nos dois dias de programação, os profissionais acompanham a palestra “Resiliência na Educação”, com a psicóloga e mestre em Psicologia Social, Cenise Monte Vicente, que aborda a questão das adversidades vividas no cotidiano escolar por crianças, jovens e educadores. “Este tema complementa a tríade inclusão, cidadania e pertencimento, pois é uma proposta de reflexão. E é isso o que a Jornada Pedagógica quer despertar nos professores e demais profissionais: propor ações além daquelas previstas no calendário escolar, que envolvam a família, o aluno e a comunidade”, destaca o secretário de Educação, Fernando Moraes. Além da palestra, atividades de planejamento pedagógico são realizadas nas respectivas unidades escolares de cada profissional.

De acordo com o secretário, o espaço escolar será transformado por eventos construídos a partir da participação de todos. “Este é um movimento de cidadania, construído a partir da escola, com os pais e alunos, em ações que vão além da estrutura física, dos muros”, explica.

Outro assunto abordado na Jornada Pedagógica é a Escola de Tempo Integral, implantado em 2017, em nove escolas, e que neste ano será ampliado para mais seis unidades de ensino. “Quando a criança permanece mais tempo na escola, temos mais possibilidades de trabalhar conceitos, como a cidadania”, afirma Moraes. A proposta da Escola de Tempo Integral é formar as crianças por meio de um currículo de atividades correlacionadas com a grade convencional. Além de participar das disciplinas comuns às demais escolas, na Escola de Tempo Integral o aluno se desenvolve de forma diferenciada, trabalhando suas habilidades e talentos, através da participação em estações de vivência: espaços educativos adequados ao desenvolvimento e aprendizagem.

HORTOLENDO

O secretário de Educação adiantou, ainda, que cidadania também vai pautar a programação do Hortolendo, feira literária realizada anualmente em Hortolândia. O tema será “A leitura como prática cidadã: aqui você é o autor”. O evento, tradicionalmente, acontece no mês de maio, em comemoração ao aniversário da cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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