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Câmara pressiona União a liberar malha para o Trem Intercidades

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Luiz Bastos, para esclarecer o atraso no processo de implantação do Trem Intercidades, projeto para interligar Campinas/Hortolândia a São Paulo e  às principais regiões metropolitanas de São Paulo.

A audiência pública ainda terá o presidente da MRS Logística S.A., Guilherme Mello, e o presidente da Rumo Logística, Rubens Ometto Silveira. A liberação da malha ferroviária, de domínio da União, está emperrada em Brasília desde junho.

A cessão de linhas férreas, prometida pelo presidente Michel Temer (PMDB) em meio à crise política a partir da revelação da delação da JBS, está cinco meses atrasada. O peemedebista assinaria o acordo em julho.

PROJETO TREM INTERCIDADES

O projeto ferroviário vai interligar as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada Santista. O primeiro trecho, entre a capital e a região de Campinas, foi escolhido para iniciar as obras por ter maior demanda: 68.384 passageiros ao dia.

O trem será viabilizado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada). O primeiro trecho custará R$ 5 bilhões.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, responsável pela audiência pública em Brasília, ainda vai definir uma data para o encontro.

A implantação do trem foi anunciada pelo Estado em novembro de 2012. Cinco anos depois, o projeto ainda está emperrado. A entrega deveria ocorrer em 2016.

Depois de Campinas, a RMVale tem a segunda maior demanda de passageiros: 48.392 usuários ao dia. Baixada Santista (32.564) e Sorocaba (20.440) aparecem na sequência.

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