Nossa Cidade

Autoexame é método eficaz no diagnóstico precoce do câncer de mama

Em todo o Brasil, cerca de 28% dos novos casos de câncer diagnosticados anualmente são de tumores na mama. Apesar da alta incidência, a doença tem cura, se diagnosticada logo no início, uma vez que o tratamento é mais eficaz neste estágio. Um aliado das mulheres para o diagnóstico rápido é o autoexame, procedimento de investigação das mamas que deve ser feito com frequência. Neste mês de outubro, a Prefeitura de Hortolândia realiza várias palestras sobre autoexame, com objetivo de orientar as mulheres sobre a forma correta de realizar esta investigação. As atividades fazem parte da programação especial do Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. Confira abaixo a programação completa.

Nesta quinta-feira (05/10), as enfermeiras Darlene Antero Travagim de Toledo e Elisângela Chamone de Oliveira, apresentaram uma palestra para pacientes do Cesm (Centro Especializado da Saúde da Mulher). “A palestra é um estímulo para que as mulheres realizem o autoexame, mas para que também tenham hábitos saudáveis, que colaboram para prevenção do câncer e de outras doenças”, disse Darlene. “Falamos da importância de conhecer o próprio corpo”, completou Elisângela.

Entre as participantes, estava a operadora de caixa Luciana dos Santos Moraes Cardoso, de 42 anos, moradora do Parque Orestes Ôngaro. “Eu sabia que era preciso fazer o autoexame, mas não tinha isso como rotina. Agora, vou me cuidar mais”, disse, após acompanhar a palestra. “Também percebi como é importante, além do autoexame, passar nas consultas com um especialista. Aqui no Cesm tenho recebido este acompanhamento e um ótimo atendimento”, afirma Luciana, que fez cirurgia de redução de mamas e precisa se consultar com frequência com um mastologista, médico especializado em mamas.

Mastologista explica como fazer o autoexame

Para que o autoexame seja feito corretamente é preciso seguir algumas orientações simples, mas importantes. A mastologista Alice Junqueira, médica da rede de saúde de Hortolândia, que atende no Cesm, dá dicas de como a investigação das mamas deve ser realizada. “A mulher deve levantar um braço de cada vez, colocar uma mão atrás da cabeça e, com a outra mão, examinar a mama inteira. É só ir apalpando, começando pela axila e indo com os dedos em direção à aureola (bico do seio). Inclusive a auréola deve ser apalpada”, ensina a profissional.

O autoexame pode ser feito na hora do banho, quando a água e o sabão auxiliam os dedos a deslizar melhor, ou em frente ao espelho, facilitando a visualização de alterações de formato. “Qualquer mudança de textura ou tamanho, ou no caso de ser identificado nódulo na mama durante o autoexame, a mulher deve procurar o serviço de saúde imediatamente para que um médico possa examiná-la”, orienta Alice.

Em Hortolândia, o atendimento inicial é realizado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou USFs (Unidades de Saúde da Família), por um médico ginecologista. Casos suspeitos de câncer de mama são encaminhados para o Cesm, unidade onde é possível realizar mamografia e ultrassom, exames de diagnóstico da doença. No local, profissionais especializados analisam estes exames e, caso seja necessário, encaminham pacientes para atendimento e tratamento em unidades de referência na região.

Outubro Rosa

Ao longo de todo o mês, o Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede administrativa da Prefeitura, e o novo HORTOFÁCIL terão iluminação externa na cor rosa. Além disso, unidades de saúde e serviços de atendimento à comunidade oferecerão diversas palestras e atividades pelo Outubro Rosa. No dia 22, a Prefeitura prepara uma manhã com programação para toda a família, no Parque Socioambiental Chico Mendes. Haverá atividades físicas com caminhada e zumba para os participantes começarem a manhã animados. Em seguida, mulheres que já realizaram tratamento contra o câncer de mama ou que ainda fazem acompanhamento médico apresentarão um desfile, chamando atenção para a valorização feminina e a autoestima. Os idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade preparam para este dia um teatro de conscientização sobre a importância do autoexame. Além das atividades preventivas, a programação contará, ainda, com oficina de jardim suspenso e doação de mudas.

Confira a programação deste Outubro Rosa no anexo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo