Nossa Cidade

Idosos devem se cadastrar para manter Benefício de Prestação Continuada

Atenção, idosos com 65 anos de idade ou mais. Ainda está em tempo para fazer o cadastro para continuar a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os idosos têm que estar cadastrados até 31 de dezembro, sendo que o último dia útil do ano para se cadastrar é 29 de dezembro. Quem não fizer o cadastro terá o benefício suspenso.

Os idosos têm que se cadastrar, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no Cadastro Único que, agora, está no HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 305, Centro. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, até o momento somente 58 idosos  se cadastraram. O número de idosos no município que recebem o benefício é de 1.885.

Os idosos e seus familiares devem ir ao Cadastro Único e apresentarem os seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de residência e de renda, carteira de trabalho e título de eleitor.

O BPC é um benefício assistencial, oferecido pelo governo federal, aos idosos de baixa renda, ou cujas famílias não tenham condições de sustentá-los, que não contribuíram com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e, portanto, não recebem aposentadoria. O valor do benefício é de um salário mínimo mensal, cujo valor atual é de R$ 937. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda de cada pessoa da família do idoso seja menor do que ¼ do salário mínimo.

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ananias José Barbosa, ressalta a importância de os idosos se cadastrarem. “O BPC é, para muitas famílias, a única fonte de renda que elas têm para se sustentar. Além disso, é importante os idosos se cadastrarem o quanto antes para evitar a correria do fim do prazo”, salienta o secretário.

Diante do número baixo de cadastros até o momento, a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social tem feito visitas às residências dos idosos de 65 anos ou mais para fazer o cadastro. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social solicita aos idosos para que recebam os agentes, que estão identificados com crachás e utilizam o carro da Prefeitura com identificação da secretaria.

Para mais informações sobre o BPC, os idosos e as famílias devem procurar um dos quatro CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município:  CRAS Amanda (rua Washington Luiz, 977, Jd. Amanda II), CRAS Rosolen (rua Guido Rosolen, 177, Jd. Rosolen), CRAS Vila Real (rua José Cavalcanti, 204, Vila Real) e CRAS Novo Ângulo (rua Francisco Bereta, 330, Jd. Novo Ângulo).

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo