Nossa Cidade

40% da população está protegida da Febre Amarela, estima Prefeitura

Com queda na procura pela vacina, doses serão oferecidas exclusivamente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)

Neste final de semana (24 e 25/06), a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jd. São Bento recebeu a ação regional de vacinação contra Febre Amarela. A vacinação já atendeu as unidades de saúde do Jd. Santiago, Taquara Branca, Parque Orestes Ôngaro, Jd. Amanda e Jardim Novo Ângulo. O balanço atual aponta 40.669 pessoas vacinadas contra a doença, neste ano. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, este número representa 20% da população. Uma estimativa do órgão municipal indica que, somado ao número de pessoas que já se vacinaram em outras épocas, cerca de 40% da população hortolandense está protegida contra a Febre Amarela. Com isso, a Prefeitura mudará a estratégia vacinal, com o compromisso de garantir a vacinação de toda a população até o final deste ano. A vacina contra Febre Amarela está disponível nas UBS, das 8h às 12h, em esquema de rodízio: a cada dia da semana, uma unidade fará a vacinação. Confira abaixo o calendário.

Conforme o diretor do Departamento de Saúde Coletiva da Prefeitura, Antônio Roberto Stivalle, a procura pela vacina sofreu uma queda nas últimas semanas, fator que pode ser comprovado pela cobertura vacinal abrangente. “Considerando o número de pessoas vacinadas nas regiões, até este momento, e a quantidade de pessoas que estimamos já ter se imunizado contra a Febre Amarela em outros períodos, a procura pela vacina começou a ser menor se comparada à do início do ano. Por isso, vamos oferecer as doses exclusivamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)”, explicou Stivalle.

A vacinação nas UBSs era, até então, direcionada às pessoas que viajam para áreas de transmissão da doença e, por isso, têm preferência na imunização. No entanto, as doses destinadas a este público estavam sobrando, o que causava perdas uma vez que os frascos não podem ser guardados de um dia para o outro. “Vamos manter as doses disponíveis nas UBS em maior quantidade, a fim de atender os viajantes e também as pessoas que ainda não se vacinaram”, confirmou o diretor do Departamento de Saúde Coletiva.

É importante ressaltar que a vacina está contra-indicada para pessoas com baixa imunidade, idosos em idade avançada, crianças menores de um ano, gestantes e lactantes. Para garantir a vacina é preciso levar carteira de vacinação.

Calendário

2ª feira – UBS Rosolén

3ª feira – UBS Novo Ângulo

4ª feira – UBS Santa Clara

5ª feira – UBS Nova Hortolândia

6ª feira – UBS Amanda

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo