Cursos

Prefeitura abre inscrição para cinco cursos profissionalizantes

Cadastro de interessados começa na próxima segunda-feira (05/06)

Anuncio

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, oferecerá cinco cursos profissionalizantes gratuitos: administração com logística, atendente de farmácia, criação e edição de vídeos, propaganda e marketing e telemarketing e vendas, totalizando 106 vagas. As inscrições começam na próxima segunda-feira (05/06) e vão até o dia 14/06. Os interessados devem se inscrever no CQP I (rua Estados Unidos, 217, Jd. Santa Clara do Lago II) ou no CQP III (rua Ismael Honório de Almeida, 140, Jd. Nova Hortolândia). O horário das inscrições é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para a inscrição é necessário apresentar RG e o Número de Identificação Social (NIS) individual ou da família.

Os cursos serão voltados para jovens de 14 a 17 anos incompletos, cursando ou com Ensino Fundamental II concluído, inscritos no Cadastro Único até o dia 31 de maio deste ano e atualizado até dois anos atrás, cujas famílias tenham renda de até meio salário mínimo.

Terminado o prazo de inscrições, a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social fará avaliação dos inscritos, com prioridade para candidatos de baixa renda.

Após essa etapa, a Secretaria de Inclusão divulgará, no dia 20/06, a lista das pessoas que poderão se matricular para os cursos. A lista será enviada por e-mail e também será afixada nos locais de inscrições e nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) Amanda (rua Washington Luiz, 977, Jd. Amanda II), Rosolen (rua Guido Rosolen, 177, Jd. Rosolen), Vila Real (rua José Cavalcanti, 204, Vila Real) e Novo Ângulo (rua Francisco Bereta, 330, Jd. Novo Ângulo). A lista estará disponível nesses locais até o dia 23/06.

O período de matrículas será do dia 26/06 a 30/06. Os jovens selecionados deverão vir acompanhados do responsável legal e levar os seguintes documentos: cópia do RG, NIS individual, comprovante de endereço, Declaração Escolar atual e foto 3X4. O responsável legal deverá levar cópia do RG e comprovante de renda.

Os cursos estão programados para começar em julho, com carga horária variada, no Centro de Qualificação Pessoal e Profissional (CQPP), a ser inaugurado, em breve, na rua Argolino de Moraes, 405, na região central.

“ARRIMOS DE FAMÍLIA”

 

A partir do segundo semestre deste ano, a Prefeitura oferecerá outros cursos de qualificação profissional. De acordo com o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ananias José Barbosa, esses cursos, em fase de licitação, serão destinados, prioritariamente, aos usuários já cadastrados nos CRAS. Uma das novidades é que, dentre os usuários com prioridade, estão as pessoas denominadas “arrimos de família”, que estejam empregadas ou não.

Dentre os cerca de 30 cursos que serão oferecidos estão auxiliar administrativo, porteiro, encanador, barbeiro, garçon, confeiteiro, entre outros. Também haverá cursos de informática (Excel básico e Word básico) e na área de estética (decoração de unhas, depilação, estética facial, manicure e pedicure, maquiagem). O secretário ressalta que os cursos foram definidos com base na demanda do mercado e dos usuários.

Os cursos serão ministrados no novo Centro de Qualificação Pessoal e Profissional (CQPP), que funcionará no novo prédio do HortoFácil. “Com essa mudança de nome para CQPP, o objetivo é também trabalharmos o desenvolvimento pessoal dos aprendizes”, explica o secretário Ananias José Barbosa.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo