Nossa Cidade

Hortolândia completará 26 anos

A cidade de Hortolândia completa 26 anos nesta sexta-feira (19) de maio. Sendo um dos municípios mais jovens da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e mesmo com pouco tempo de fundação ela se destaca. Além de ser polo tecnológico com representação de várias empresas de parâmetro multinacional altamente avançado, sua localização privilegiada fez com que tivesse um rápido desenvolvimento demográfico e industrial. Há dez anos a cidade contava com 300 empresas, atualmente são mais de 500.

Além disso, em tão poucos anos, a cidade já se destaca por ter um comércio forte e diversificado, principalmente na região central. O setor foi o que mais cresceu. De 800 lojas em 2005, doze anos depois esse número saltou para mais 2 mil.

As estatísticas atualizadas pela ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia) consta em Hortolândia um grande crescimento dos microempreendedor individual, confira os dados abaixo:

Industria 576
Comercio 2365
Construção civil 514
Prestação de serviços 3201
Agropecuária 35
Mei – Microempreendedor individual 9712

Comemoração – Festa do Peão de Hortolândia

Neste ano Prefeitura de Hortolândia retomou o apoio à Festa do Peão, que acontecerá de 18 a 21 de maio. O evento faz parte das atividades em comemoração ao aniversário da cidade. Os organizadores esperam um público de cerca de 60 mil pessoas nos quatro dias do evento country.

A Festa do Peão aquece a economia local e gera empregos. De acordo com os organizadores, o evento movimentará pelo menos R$ 1,5 milhão na cidade, com aumento das vendas no comércio, principalmente nas áreas de alimentação e vestuário.

O evento também traz reflexos positivos para o setor hoteleiro, que registra crescimento no número de hóspedes durante a festa country. Durante a festa do peão são gerados empregos diretos e indiretos, em diversas funções, na montagem da estrutura, segurança, limpeza, bilheteria, atendimento nos estandes, estacionamento, entre outros.

Hortolendo

Durante o 7°Hortolendo, festa literária promovida pela Prefeitura no mês de aniversário de cidade, uma das tendas mais procuradas é a da Troca de Livros, montada pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. A edição deste ano, que tem como tema “A Leitura de um novo mundo”, acontecerá no dia 28 deste mês, das 10h às 17h, no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), localizada na Rua Bolívia, 290, no Jd. Santa Clara do Lago. Realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com outras secretarias municipais, o evento é gratuito e aberto ao público.

Segundo informações da Biblioteca Central “Terezinha França de Mendonça Duarte”, serão disponibilizados 1.173 livros para troca, divididos em 3 categorias: na Azul estão os livros mais procurados de todos os gêneros; na Amarela, os que têm pequenos danos ou rasuras, clássicos da literatura e temas variados; e na Branca, os de Literatura infantil/infantojuvenil. Neste ano, além destas três, haverá também a categoria “Pegue-Leve”, com 300 livros antigos ou inservíveis para troca que estarão à disposição do público.

Confira as regras para participar da Troca de Livros no Hortolendo:
– Livros devem estar em bom estado;

– Serão realizadas somente 10 trocas para cada leitor por vez;

– Livros doados no Hortolendo não podem ser trocados;
– Não serão aceitos livros didáticos;
– Não serão aceitos livros da categoria “Pegue-Leve” para troca

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo