Nossa Cidade

Tratamento odontológico em centro cirúrgico é realidade para pacientes especiais, em Hortolândia

Trabalho é possível graças a reativação de duas salas do centro cirúrgico do Hospital Municipal, ação realizada no início deste ano

Agora, pacientes especiais que necessitam de tratamento odontológico recebem atenção diferenciada da Prefeitura de Hortolândia. A equipe do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), serviço odontológico vinculado à Secretaria de Saúde, fez uma parceria com a direção do Hospital Municipal Mário Covas para que as intervenções mais complexas sejam realizadas em centro cirúrgico. A medida garante mais rapidez no tratamento com menos visitas ao consultório do dentista, além de maior tranquilidade aos pacientes, que são sedados durante os procedimentos.

De acordo com o coordenador do programa de Saúde Bucal de Hortolândia, Eduardo Prebianchi Squaiella, o atendimento odontológico hospitalar tem sido realizado, há cerca de 20 dias, em pacientes especiais, como os que apresentam deficiência intelectual. No entanto, o objetivo é ampliar o serviço para pessoas com doença cardíaca grave, diabetes descompensada e outras complicações de saúde que dificultam o tratamento convencional. “Inicialmente, fazemos duas cirurgias a cada 15 dias, em pacientes especiais, indicados pelo CEO. São pessoas que não tem condições de finalizar o tratamento no consultório do dentista. Conforme estes pacientes forem atendidos, vamos ampliar as cirurgias odontológicas também para os demais casos de doenças graves”, explicou Squaiella.

Odontologia

Os serviços odontológicos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Hortolândia têm como porta de entrada as USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Qualquer pessoa que necessite de tratamento odontológico pode procurar a equipe de dentista da unidade básica de atendimento mais próxima de sua residência. Com exceção da USF São Sebastião e da USF Santiago, todas as demais unidades de saúde têm equipes aptas a realizar tratamentos no próprio consultório, com ações de prevenção, extração, restauração e limpeza. Para as pessoas que utilizam a USF São Sebastião e a USF Santiago, o atendimento odontológico é realizado na UBS Dom Bruno Gamberini, localizada no Jardim Nova Hortolândia.

As equipes das USFs e UBS também são responsáveis por encaminhar pacientes especiais para tratamento no CEO, unidade referenciada para serviços odontológicos localizada no Parque Ortolândia. No local, há uma equipe especializada em tratamento de pessoas com necessidades especiais. Além disso, pacientes em geral que precisam de intervenções mais complexas, como endodontia (tratamentos de raiz), periodontia (tratamento de gengiva) e extração de dente do ciso, são atendidos no local, com encaminhamento das equipes de USFs e UBSs.

Centro cirúrgico

As cirurgias odontológicas no Hospital Municipal só são possíveis graças ao investimento da Prefeitura na manutenção de duas salas do centro cirúrgico que estavam desativadas desde o ano passado. As duas salas estavam com o foco cirúrgico (lâmpada localizada sobre a mesa de operação) e o aparelho de ar condicionado danificados. Além disso, em uma destas salas, a maca cirúrgica, ou mesa de operação, apresentava falha no acionamento eletrônico. No início deste ano, a Secretaria de Saúde constatou os problemas e solicitou o reparo, que foi concluído em fevereiro.

Atualmente, o centro cirúrgico tem em funcionamento quatro salas de cirurgia: duas para cirurgia geral, sendo uma para procedimentos eletivos, como as cirurgias odontológicas, e outra para atendimento de emergência; uma para partos normal e cesárea; e uma para exames de endoscopia e colonoscopia, que necessitam de instalações específicas para serem realizados.

Fonte: Prefeitura Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo