Nossa Cidade

Prefeitura instala paralelepípedos na área externa da Estação Jacuba

Prédio histórico completa 100 anos de construção em abril; exposição fotográfica marcará comemoração da data

A Estação Jacuba de Hortolândia, local onde funciona o Centro de Memórias Professor “Leovigildo Duarte Júnior”, na Vila Real, recebe novo piso de paralelepipedos na área externa. De acordo com a Secretaria de Cultura, a ação faz parte do projeto de recuperação histórica do prédio onde funcionava a antiga estação ferroviária de Hortolândia, desativada desde a década de 1990. No mês de abril, o prédio completa 100 anos de construção. A Prefeitura prepara uma exposição fotográfica em comemoração ao centenário da estação.

“Existe um trabalho de revitalização da antiga estação, preservando as características originais do prédio. O calçamento com paralelepípedos faz parte deste projeto de reconstrução histórica. Aos poucos, vamos realizar diversas intervenções, como ampliação do espaço de apresentações artísticas e culturais e interligação do centro de Memória ao Parque Renato Dobelin, que hoje está localizado na área próxima”, detalhou o secretário de Cultura, Francisco Raimundo da Silva.

 O calçamento, que começou a ser implantado nesta semana, é um serviço realizado pela secretaria de Serviços Urbanos. A previsão é que o trabalho fique pronto para a exposição fotográfica do centenário da estação.

A recuperação da estação teve início em 2011, no governo do prefeito Angelo Perugini, quando o município conquistou a posse definitiva do espaço. Desde então, a fachada e as instalações internas do prédio já foram recuperadas e o local recebeu o acervo histórico do município, com fotos, objetos e documentos antigos, compondo o Centro de Memórias.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo