Nossa Cidade

Terraplenagem dá início à obra de construção da nova UBS Jd. Amanda

Parceria da Prefeitura com o Estado, por meio do programa “Saúde em Ação”, beneficiará cerca de 50 mil moradores da área de referência

A obra de construção do novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Amanda já começou. A empresa responsável, contratada pelo governo do Estado, por meio do programa “Saúde em Ação”, montou canteiro de obras e fez a terraplenagem da área, localizada na Av. Brasil, 800, onde anteriormente funcionava o PA (Pronto Atendimento) existente no bairro. Informações passadas pelo Estado para a Prefeitura de Hortolândia estimam a entrega da unidade para janeiro de 2018.

A construção do novo prédio trará ganhos para a comunidade e também para a Administração Pública. Para a população da área de referência, estimada em cerca de 50 mil pessoas, representará mais conforto e melhor acolhimento, uma vez que será atendida em instalações mais novas, modernas e apropriadas. Para a Secretaria de Saúde, significará a economia mensal de R$ 14.689,00, valor do aluguel pago pela Prefeitura pelo imóvel localizado na Av. Brasil, 1.100. O engenheiro Édson José Pipoli, gestor do contrato pela Secretaria Municipal de Saúde, aguarda o cronograma das obras.

Por dia, a UBS Jd. Amanda realiza, em média, entre 370 e 400 atendimentos (sem incluir a farmácia) e 550 atendimentos (se incluída a farmácia). Em Hortolândia existem outras quatro UBSs em funcionamento: a Jd. Novo Ângulo, a Jd. Nova Hortolândia, a Jd. Santa Clara do Lago e a Jd Rosolen.

As UBSs são unidades de referência, que funcionam de segunda a sexta-feira e oferecem atendimento multiprofissional em saúde, em áreas como clínica geral, pediatria, ortopedia, ginecologia, odontologia e farmácia, dentre outras.

A obra da nova UBS, que será entregue pronta e equipada à Prefeitura pelo governo do Estado, é financiada com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Hortolândia foi contemplada ainda com a construção de mais uma unidade: uma USF (Unidade de Saúde da Família) no Jd. das Figueiras I, que substituirá a USF São Sebastião, que também funciona em prédio alugado. O anúncio oficial foi feito, nesta terça-feira (14/02), pelo governador Geraldo Alckmin, em Campinas. Esta informação já havia sido antecipada pelo prefeito Angelo Perugini, após participar de reunião com o governador, no início de janeiro, para apresentação do Programa “Saúde em Ação”.

“A saúde é prioridade no nosso governo. Essa parceria com o Estado chega em boa hora. Estamos trabalhando para reestruturar o sistema de saúde da nossa cidade e colocá-lo para funcionar o mais rápido possível. De imediato, vamos reformar o Hospital e Maternidade Mário Covas e aumentar o pessoal nas especialidades. Com isso, nosso objetivo é zerar as filas de espera nas unidades de saúde e no hospital”, afirmou o prefeito na ocasião.

Atualmente, a rede municipal de saúde é composta por 5 UBSs, 12 USFs, 1 CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher), 1 CEM (Centro de Especialidades Médicas), 1 CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), 3 CAPs (Centros de Atendimento Psicossocial), 1 CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação), 1 Amdah (Ambulatório Municipal de HIV/Aids de Hortolândia), 1 Centro de Reabilitação Física, 1 PADO (Programa de Atendimento Domiciliar), 3 UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento), 1 SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e 1 Hospital e Maternidade.

O Programa

O programa “Saúde em Ação” é uma parceria do Governo do Estado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que proverá 70% dos recursos. Os outros 30% são recursos do Tesouro do Estado. O programa conta com investimento total de R$ 826 milhões e prevê a realização de 163 obras, como a construção ou reforma de clínicas, hospitais, ambulatórios de especialidades e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em várias cidades do Estado.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo