Nossa Cidade

Prefeitura realiza força-tareça para reforma da USF Amanda

A Prefeitura de Hortolândia realizará uma força-tarefa para agilizar a reforma da USF (Unidade de Saúde) do Jardim Amanda, fechada há mais de um ano. A determinação do prefeito Angelo Perugini, durante visita à USF nesta terça-feira (31/1), é de que a unidade de saúde volte a funcionar até o mês de maio. A USF é responsável pela saúde de 16 mil pessoas.

Para ser reaberta para a população, a unidade de saúde precisa de reparos nos pisos internos, que apresentam quebras e rachaduras, pintura na área externa, reparos hidráulicos e elétricos, além de recuperação de móveis e aquisição de novos equipamentos. Já foram realizada a troca do telhado, instalação de forro de gesso e pintura interna do prédio.
“Vamos unir esforços para concluir a reforma dessa unidade de saúde o mais rápido possível e devolvê-la à população, que merece cuidado e respeito”, disse Perugini. O prefeito estava acompanhado dos secretários Lourenço Daniel Zanardi (Saúde), e Sérgio Torrecilas (Obras).

Quando voltar a funcionar, a unidade atenderá a população com quatro equipes de Saúde da Família, compostas por médico generalista, profissionais de enfermagem e agentes de saúde. No local são realizadas consultas de rotina em pediatria, ginecologia e clínica geral. Os agentes fazem visitas periódicas na casa dos pacientes, em ações de orientação e prevenção.

“Há um ano, os moradores do Jardim Amanda 1 estão sem atendimento básico de saúde perto das suas casas. Essa situação sobrecarrega o hospital e as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento 24h). Nossa prioridade é a saúde preventiva, função dos PSF´s”, disse Zanardi.

A USF do Jardim Amanda foi inaugurada em 2009, na segunda gestão de Perugini, para atender a uma reivindicação antiga dos moradores. O prédio está localizado na Rua Almada Negreiro, n° 1.299, numa área de 1, 5 mil m².

MAIS REFORMA

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Novo Ângulo também passará por reforma para melhor atender a população. O trabalho será realizado por meio de parceria com o governo do Estado, que disponibilizará a Prefeitura recursos financeiros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a Administração aguarda o Estado aprovar o projeto de reforma para iniciar as obras. Cerca de 25 mil pessoas recebem atendimento na UBS do Jardim Novo Ângulo.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo