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Prefeitura apresenta ao Estado projeto da segunda etapa do Corredor Metropolitano

Novo traçado das vias expressas de ônibus vai ligar a avenida Olívio Franceschini à rodovia SP-101, com tráfego pela Ponte Estaiada

Terminal

A Prefeitura de Hortolândia apresentou ao governo estadual o projeto básico das obras de continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste, que ligará Hortolândia aos municípios de Campinas e Sumaré. O novo traçado cria dispositivos viários que integrarão as regiões Leste – Oeste da cidade e conexão direta do município com Campinas.

O projeto, em análise pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), prevê uma pista com três faixas de cada lado, uma delas exclusiva para ônibus.

A via expressa será uma extensão da Olívio Franceschini, passará pela Ponte Estaiada (que começa na rua João José da Silva, Jd. Santa Rita de Cássia, e termina na Antonio da Costa Santos, Jd.Nova América), seguirá pelo Parque Perón, com acesso direto à Rodovia SP-101.

Um terminal de ônibus, na região do Rosolen, duas estações de transferência de passageiros, oito pontos de parada de ônibus e a construção do viaduto sobre a linha férrea, na Avenida Santana, que ligará a região da Vila Real ao Centro, completam o projeto, estimado em R$ 70 milhões.

A pedido do prefeito Antonio Meira, na semana passada, os secretários Marcelo Zanibon (Planejamento Urbano) e Ronaldo Reis (Obras), estiveram reunidos com representantes da EMTU, da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e da concessionária Rodovias do Tietê, que administra a SP-101, para acertar detalhes da integração do traçado do Corredor Metropolitano ao projeto que prevê a construção de um trevo de acesso à Hortolândia, no quilômetro cinco da Rodovia SP-101, próximo a empresa Trafo.

“Nos colocamos à disposição do Estado na questão de desapropriação de áreas, análise e aprovação dos projetos visando a integração do sistema viário local ao trevo de acesso previsto no quilômetro 5 da SP-101. É uma obra importante que permitirá a integração de Hortolândia com Campinas e trará benefícios para mobilidade dentro da cidade”, disse Zanibon.

PARCERIA

Assim como na primeira fase, a Prefeitura é parceira do Estado na elaboração do projeto de implantação da segunda etapa do Corredor Metropolitano. “O novo traçado garantirá mais fluidez no transporte de passageiros, no trânsito e proporcionará mais agilidade de acesso às rodovias Anhanguera e Bandeirantes”, observa o secretário de Obras, Ronaldo Reis.

A continuidade do Corredor Metropolitano promoverá a integração das cidades de Hortolândia, Sumaré e Campinas. São 32,7 quilômetros de extensão e 7 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus já em operação. Após as obras, o Corredor Noroeste apresentará extensão total de mais de 66 quilômetros.

Em Hortolândia já existem as vias expressas de ônibus que passam pelas avenidas Olívio Franceschini e Santana, onde está localizado o Terminal Metropolitano Hortolândia. A primeira fase contou também com a implantação de ciclovias no traçado, além de um bicicletário no terminal.
Inicialmente, o projeto de implantação do Corredor Metropolitano previa uma via expressa de ônibus na avenida da Emancipação, duplicada pela Prefeitura no ano passado.

De acordo com Zanibon, o novo traçado complementará sistema viário da Ponte Estaiada, ampliará a integração dos bairros, ligando a cidade de uma ponta a outra, com oferta de transporte coletivo mais rápido aos moradores.

Para o prefeito Antonio Meira, a parceria da Prefeitura com o Estado é importante para avançar no projeto de reestruturação do sistema viário da cidade.

“A continuidade das obras do Corredor Metropolitano vai melhorar nosso sistema de transporte, encurtar a distância entre um bairro e outro e promover a integração de Hortolândia com outras cidades da região. A maior beneficiada nesta parceria é a população”, observa o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

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