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Mentira da Prefeitura sai até no G1

Uma postagem da Prefeitura de Hortolândia (SP) sobre a descoberta de uma carruagem que teria pertencido a Dom Pedro II durante uma escavação no ribeirão Jacuba chamava a atenção de quem visitava a página do município nesta quarta-feira (1º). A publicação dizia que o veículo teria sido abandonado no local após perder uma das rodas em uma visita do monarca a Campinas (SP) para vistoriar fazendas de cana-de-açúcar. No entanto, o “achado histórico” tratava-se de uma notícia falsa criada pelo departamento de marketing da administração municipal para promover um museu no Dia da Mentira.

Muitos moradores compartilharam a notícia falsa divulgada pelo órgão público em suas páginas pessoais. Alguns chegaram a comentar no post que “não acreditavam que a Prefeitura ia brincar com isso”, já outros questionaram detalhes do texto sobre como “tinham certeza que teria sido exclusiva de Dom Pedro” e o motivo “de Dom Pedro estar ali”. Segundo a Prefeitura, até jornalistas da região acreditaram na veracidade da ação de marketing.

Credibilidade

No entanto, segundo a relações públicas da Prefeitura, Mariana Rheffer Pessoa, o post não visava enganar a população, mas sim aproximar o Centro de Memória de Hortolândia, inaugurado no final de 2014, dos moradores.

“A gente achava que podia ficar mais próximo. Aí, como era 1º de abril e várias marcas e instituições usam, pensamos em fazer a ação e no final da campanha, apresentar o centro”, explica Mariana.

Ainda segundo a relações públicas, a ação não deve afetar a confiança da população no poder público, já que a postagem foi apenas na rede social. “A rede social tem um caráter diferente, de ações interativas. E tem dado certo, o público tem recebido bem. A gente tem um público cativo, então, o pessoal já acordou hoje vendo várias brincadeiras. É um dia tradicional, né”, argumenta.

A Prefeitura avalia ainda que a ação foi bem-sucedida porque despertou a curiosidade da população. “Pelo nosso monitoramento despertou a curiosidade, muita gente entendeu já que é uma brincadeira. Mas, mesmo que todo mundo tivesse entendido a gente prosseguiria, porque essa é a estratégia, de no final dizer o motivo e apresentar o Centro de Memória”, afirma Mariana.

Fim do mistério
Quase cinco horas depois do post inicial, a Prefeitura acabou com a ação de marketing e desmentiu a descoberta em um segunda publicação.

“Muitos já sabem, mas vamos desvendar o mistério por trás da descoberta da carruagem do Dom Pedro II: sim, é pelo 1º de abril. Mas não percam a viagem! Já que vocês nos deram sua atenção – e agradecemos muito por estarem aqui – façam algo diferente nos próximos dias: venham descobrir as relíquias da história de Hortolândia, as curiosidades do povo de outras épocas, sentir na pele as dificuldades e as emoções daqueles que construíram nossa cidade, no Centro de Memória”, dizia o post.

A Prefeitura disse ainda que espera que a ação dê resultado levando mais gente para o Centro de Memória. “Esperamos que dê resultado para o centro, que é um local muito rico. A gente tem estudantes aqui que não conhecem”, destaca a relações públicas.

Fonte: G1

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