15 de maio de 2024
Nossa Cidade

Confira detalhes do Programa de Eficiência Energética, lançado hoje (11) em Hortolândia

Programa de Eficiência Energética

Hoje (11), foi lançado o Programa de Eficiência Energética de Hortolândia. A solenidade de inauguração reuniu autoridades representantes das três esferas do Governo no canteiro de obras do Novo Paço Municipal, em fase de construção no Jd. Novo Ângulo, onde já está em operação uma das usinas fotovoltaicas que integram o programa energético municipal.

Sob os 1.800 painéis solares que formam a usina fotovoltaica da nova sede do Executivo Municipal, o público presente no evento prestigiou o lançamento do programa e conheceu as ações adotadas pela cidade na geração de energia limpa e sustentável.

Entre as ações implementadas por meio do Programa de Eficiência Energética, está a garantia de autonomia total na geração de energia elétrica em todos os 190 prédios públicos da Administração Municipal. A geração da energia será possível com a ativação de 21 usinas fotovoltacais, das quais 12 estarão operantes até o final do ano.

O programa municipal viabilizará, ainda, ações para redução do uso de papel nos fluxos administrativos e a substituição da frota de veículos à combustão por carros elétricos.

Mais detalhes sobre o Programa de Eficiência Energética

Além de implementar ações que trarão impactos no presente, a Prefeitura adota medidas educacionais que visam ensinar as futuras gerações de consumidores sobre o uso correto, seguro e eficiente da energia.

Uma dessas ações foi realizada em escolas municipais, entre 2019 a 2022, em parceria com a CPFL Energia. O Ceo da concessionária de energia, Gustavo Estrella, comenta a parceria com a Prefeitura. “É uma satisfação muito grande para a CPFL apoiar um projeto dessa importância. Hortolândia é uma cidade super relevante para nossa área de concessão, já que é um centro de expansão dos datacenters. Essa não é uma agenda apenas ambiental, mas também social. Esse projeto faz parte do nosso modo de fazer negócio. Uma cidade com uma agenda tão positiva como Hortolândia casa com nossa agenda de investimentos e expansão”, opinou Gustavo Estrela, ao anunciar que a companhia deverá aplicar, até 2026, cerca de R$ 70 milhões de investimentos para a instalação de mais uma estação de energia elétrica na cidade.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98