Nossa Cidade

Prefeitura transforma futuro de jovens hortolandenses

Investimentos em cultura, esporte e qualificação profissional são caminhos para resgatar valores nos jovens

A Prefeitura valoriza e prepara a juventude de Hortolândia para a vida adulta. Por meio de ações culturais, esportivas e de inclusão social, os jovens recebem capacitação para o mercado de trabalho e orientações que previnem o acesso à criminalidade. As políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Hortolândia envolvem todas as secretarias municipais e consolidam o objetivo do município de formar bons cidadãos para o futuro.

Anuncio

Os jovens de Hortolândia, com idade entre 15 e 14 anos, já são mais de 36,4 mil, de acordo com a projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2014, calculada com base nos dados do Censo-2010. As atividades desenvolvidas pela Administração, com foco neste público, são articuladas pela Secretaria de Chefia de Gabinete e realizadas por diversas secretarias do governo.

A criação do Conselho Municipal da Juventude é uma das metas deste ano. A Secretaria trabalha na mobilização de jovens em escolas e ONGs (Organizações Não-Governamentais), a fim de que até março a primeira diretoria do Conselho já esteja consolidada. A partir da formação do primeiro Conselho da Juventude, o município poderá integrar o Plano Juventude Viva, iniciativa do governo federal com objetivo de reduzir a violência contra jovens.

O município já trabalha a questão da redução da violência por meio do programa “Bem Me Quer, Paz se Quer”, uma ação da Secretaria de Segurança. O programa é realizado nas escolas municipais com alunos do 5º ano, crianças com cerca de 10 anos. O objetivo é orientar os estudantes na pré-adolescência sobre o perigo das drogas, a fim de que na juventude eles já conheçam os riscos do envolvimento com estas substâncias. Anualmente, mais de duas mil crianças participam das atividades com os agentes de prevenção em sala de aula.

Já na fase da adolescência, os jovens com idade entre 12 e 18 anos de Hortolândia recebem orientação social por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Nos CQPs (Centro de Qualificação Profissional) são oferecidos cursos profissionalizantes, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), colaborando para a qualificação e encaminhamento ao primeiro emprego.

Na área de cultura e lazer, os jovens contam com a oferta de quadras esportivas em diversos bairros, pistas de caminhada para a prática de exercícios, ciclovias nos parques, além de bibliotecas com grande acervo literário. Além disso, oficinas culturais realizadas em diversos locais convidam os jovens para se expressar através da arte. A Prefeitura também forma atletas, por meio de escolinhas esportivas, em mais de 20 modalidades gratuitas.

Plano Juventude Viva

De acordo com o Chefe do Setor de Políticas Públicas para Juventude de Hortolândia, Lucas Ferreira Marcelino, um grande avanço para as políticas Públicas para a Juventude será a criação do Conselho Municipal. O projeto para consolidação do órgão consultivo já foi preparado e encaminhado à Câmara para apreciação. “Nosso objetivo é que a lei seja aprovada e o Conselho criado até o mês de março. A partir daí, vamos marcar uma data para pactuar com o governo federal o Plano Juventude Viva. Isso garantirá ao município incentivos para implementar mais ações voltadas aos jovens, principalmente o negro, que está historicamente mais vulnerável à situações de violência”, explicou. O Plano também dá diretrizes para criação de oportunidades de inclusão social e autonomia aos jovens entre 15 e 29 anos.

Estas diretrizes auxiliam o município a identificar bairros onde estão concentrados mais casos de criminalidade e violência contra jovens. “Nestes locais, devem ser desenvolvidas ações de cultura e esportes, principalmente com objetivo de resgatar este público. Por meio destas ações esportivas, culturais e de inclusão, a juventude encontra outros caminhos”, enfatizou Marcelino.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo