15 de maio de 2024
Nossa Cidade

Doença mão-pé-boca: conheça as principais orientações

Doença mão-pé-boca

Você deve sempre cuidar da saúde de seus filhos, principalmente dos pequenos. Afinal, durante o período de crescimento, é mais provável que você sofra de várias doenças. Uma delas é a doença mão-pé-boca.

Devido ao surto nas escolas e creches municipais nos últimos dias, a Câmara Municipal de Hortolândia orienta as famílias e responsáveis ​​a redobrarem a atenção com seus filhos. Segundo a vigilância epidemiológica dos órgãos do Ministério da Saúde, a doença se caracteriza pelo aparecimento de eritema ao redor das mãos, pés e boca.

O que é a doença mão-pé-boca?

Causada pelo vírus Coxsackie, pertence à família Enteroviridae, parasita do sistema digestivo e que também pode causar estomatite. “Os sintomas são febre, diarreia e vômito. Em geral, a doença atinge crianças menores de cinco anos“, explica Renata Christina Müller, coordenadora do órgão.

Ela é transmitida pelo contato com a saliva ou secreções de crianças infectadas, ou pelo contato com objetos e superfícies infectadas. Por isso, a medida preventiva mais importante é promover a higiene da criança. Se uma criança tiver a doença, ela deve ficar sete dias fora da escola até o desaparecimento dos sintomas, conforme orientações do Ministério da Saúde. Não existe vacina contra esta doença.

As autoridades de saúde dinamarquesas observaram que as escolas e creches afetadas pelo surto foram instruídas a aumentar as medidas de higiene nos quartos, brinquedos e outros itens usados ​​pelas crianças. Além disso, as autoridades de saúde dinamarquesas alertaram outras escolas e jardins de infância da rede do município para realizarem vigilância epidemiológica caso a doença seja detectada em crianças.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98