Combate ao Aedes aegypti se intensifica em Hortolândia

de editor
nebulização

Apesar de o verão estar chegando ao fim, a cidade de Hortolândia continua no combate ao Aedes aegypti. Tudo para que possamos prevenir o aumento dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya. Dentre as ações para eliminar o mosquito, temos a realização de visitas casa a casa na região do Jardim Novo Cambuí e a nebulização no Jardim Santa Esmeralda, ambas realizadas pela UVZ, órgão da Secretaria de Saúde. Essas ações são realizadas em áreas onde casos positivos de arboviroses foram notificados.

Evandro Alves Cardoso, veterinário do órgão, pede que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas para realizar as ações de eliminação do mosquito. Os agentes são facilmente identificáveis por meio de crachás e uniformes. Além disso, a Prefeitura orienta os moradores a ficarem atentos a golpes e informa que os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores durante as visitas. Eles entram nas casas somente para realizar as ações de combate ao mosquito. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Durante as visitas casa a casa, os agentes realizam busca ativa e eliminam possíveis criadouros do Aedes aegypti, visando eliminar o mosquito ainda na fase larval. Se larvas forem encontradas, algumas delas serão coletadas para identificação em laboratório. Segundo a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

dengue

Combate ao Aedes aegypti deve ter a participação de todos!

Na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar um inseticida no ar e eliminar os mosquitos adultos. Eles utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. Esse trabalho dura de 15 a 20 minutos, e durante esse período, os moradores devem sair de suas casas. A UVZ garante que o inseticida utilizado é seguro e não faz mal para as pessoas.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, neste ano Hortolândia já registrou 408 casos notificados de Dengue, sendo 24 deles positivos, e não houve nenhum óbito. Quanto a Chikungunya, foram notificados dois casos que aguardam resultado. A cidade ainda não registrou nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Chikungunya neste ano.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Você pode gostar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy