16 de maio de 2024
Nossa Cidade

Alunos do UNASP simulam eleições com urnas eletrônicas do TRE no dia 20

eleições

As eleições para presidente, governador, senadores e deputados vão acontecer somente em outubro, mas para os estudantes, de 11 a 15 anos, de uma escola privada de Hortolândia, a escolha dos representantes será realizada, na próxima terça (20), com urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Hortolândia (TRE-SP). Durante as últimas semanas, alunos estão ouvindo as propostas dos candidatos, aprendendo sobre o sistema eleitoral brasileiro e vão colocar em prática o dever do voto consciente por meio de votação em uma urna eletrônica.

O projeto faz parte do conteúdo de política, da disciplina de filosofia, do segundo ano do ensino médio. Neste bimestre os alunos aprenderam sobre a estrutura política do país e foram desafiados a criarem partidos fictícios e propostas que beneficiassem os estudantes, pais e professores do colégio.

Por fim, foram definidas 4 chapas, uma por sala e nas últimas semanas os candidatos têm apresentado acampanha eleitoral com debates, comícios, entrega de santinhos, panfletos, entre outras ações, além de aprender lições e conceitos de ética, cidadania e democracia em sala de aula. 

“Este projeto tem dois objetivos principais. Para os alunos do segundo ano, o objetivo é fazê-los compreender e vivenciar como funciona a política brasileira, desde a criação de um partido até as eleições. Para os alunos eleitores o objetivo é a compreensão do voto certo, consciente, bem como a contribuição para o desenvolvimento da cidadania plena”, explicou a professora de filosofia, Aracelli Alves do Nascimento.

Candidatos e eleitores pela primeira vez

Nesta terça, dia da eleição na escola, os estudantes vão ganhar título de eleitor e podem votar em urnas reais, cedidas pelo TRE-SP.  O cenário também será o mesmo das eleições com cabine e urna eleitoral. Os eleitores são os alunos de sextos anos, e alunos do primeiro e terceiro ano do ensino médio, um total de 500 alunos votando. 

A estudante Eduarda Frank conta que é a primeira vez que tem essa experiência. “Este projeto é muito legal pois podemos presenciar e participar de algo diferente. Foi muito legal ouvir as propostas e pesquisar sobre. Já deu pra sentir o gostinho de como realmente é, estar em uma eleição”, disse a estudante.

Os alunos que se tornaram candidatos, também tem levado a simulação a sério. ” É uma experiência ímpar poder participar desse projeto. Com ele é possível refletir sobre a importância da participação jovem para com o futuro do nosso país, possibilitando assim a manutenção do sistema democrático brasileiro e a importância de cada voto”, comentou o estudante Eduardo Melo, um dos candidatos no projeto de eleições.

Sobre o UNASP

O Centro Universitário Adventista de Hortolândia (UNASP) é uma instituição educacional com mais de 70 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância. Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros. Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e em Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98