Nossa Cidade

Desfile “Ressignificação Preta” acontece, neste sábado (23/07)

Atividade no Instituto Doné Eleonora faz parte da série desenvolvida pela Prefeitura de Hortolândia para celebrar o mês de Tereza de Benguela

Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela, é tema de uma série de programações realizadas pela Prefeitura de Hortolândia neste mês. As atividades do “Julho das Pretas” são uma iniciativa da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos, Setor de Igualdade Racial, através do Setor de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Coletivos de Mulheres, Conselho da Mulher e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo das ações é despertar na sociedade a necessidade de reflexões sobre o assunto.

Neste sábado (23/07), a partir das 20 horas, no Instituto Doné Eleonora, no Jardim Adelaide, acontece o desfile de moda “Ressignificação Preta”. Já na segunda-feira (25/07),  a partir das 15 horas, na Escola de Artes do Jardim Amanda, acontece a Roda de Conversa, com o tema “Representatividade para Além da Representação”. No fechamento das atividades, na quarta-feira (27/07), a partir das 9 horas, o canal da Secretaria Municipal da Cultura no Youtube lança o programa “Hoje é Dia de Tabuleiro, em homenagem a Memória da Mãe Eleonora. O documentário apresenta a influência da culinária afro na cozinha do brasileiro, transformando numa referência mundial. No programa “Hoje é Dia de Tabuleiro” é abordado ainda a diversidade cultural da Gastronomia, por meio do conceito etnogastronomia. Haverá também o episódio “Trajetória do Acarajé”.

De acordo com o Setor de Igualdade Racial, a programação já apresentou a apresentação do vídeo “Julho das Pretas; Tempo de Esperançar nas Lutas das Mulheres Negras”, que ainda pode ser  ser acessado pelo canal da Secretaria Municipal da Cultura no Youtube, além da  palestra “Racismo Estrutural e o Direito a Educação”. A atividade foi mediada pela professora Mara Ester, coordenadora do curso Promotora Populares Legais. Participam a profissional da saúde, jornalista e biomédica Madalena Santos e a doutora em educação, pedagoga e diretora do Instituto Federal, Caroline Jango.

TEREZA DE BENGUELA

No dia 25 de julho é celebrado a luta de Tereza de Benguela, mulher que ficou conhecida no Brasil por liderar um movimento quilombola no estado do Mato Grosso, durante o século XVIII. Casada com José Piolho, a mulher tomou a frente do movimento, após a morte de seu marido. Sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luís Pinto de Souza Coutinho.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo