Monte Mor

Monte Mor está prestes a ter Bombeiros

Prefeito Edivaldo Brischi assina convênio entre o Estado de São Paulo e a Prefeitura de Monte Mor, para a prestação dos serviços de Bombeiros Militares no município. 

O prefeito Edivaldo Brischi vem, há um bom tempo, desempenhando tratativas, as quais se intensificaram nos últimos 60 dias, para Monte Mor passar a ter sua própria base e efetivo do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, cujos serviços poderão ser complementados com os Bombeiros Voluntário da cidade e a parte operacional da Defesa Civil e, nesta quarta-feira, dia 1º de junho, acompanhado pelo secretário de Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana, Coronel Antônio Bueno Neto, assinou o convênio, que marca, de forma histórica, a cidade de Monte Mor. 

Há alguns meses, o prefeito já havia recebido em seu gabinete, o Tenente Coronel da PM, Harley Washington Almeida Ferreira, o Major da PM Comandante Interino do 16° Grupamento de Bombeiros, Kleber Moura de Oliveira, e o Capitão da PM, Bruno Cesar Penna Gobbo, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiro de Americana, com o objetivo de firmar essa parceria, com o convênio entre o Estado de São Paulo e a Prefeitura de Monte Mor, para a prestação dos serviços de Bombeiros Militares no município. 

Nesta quarta-feira (1º de junho), o prefeito e o Tenente Coronel da PM, Harley, assinaram o convênio, firmando a parceria, que deixa no comando de Monte Mor, o Capitão da PM, Bruno Cesar Penna Gobbo.  

SOBRE O CONVÊNIO

O convênio tem como objetivo a prevenção e extinção de incêndios, a busca e salvamento, a fiscalização de normas e proteção à vida e ao patrimônio, ações em situações de calamidade pública, resgates de acidentados e socorros diversos. 

Para o Prefeito Edivaldo Brischi, a instalação de serviços de bombeiros no município é de relevante interesse público, levando em conta a potencialidade de ocorrências emergenciais das mais diversas naturezas, desde incêndios e salvamentos dos mais diferentes tipos, como acidentes de trânsito, envolvendo vítimas presas nas ferragens, pessoas perdidas em matas, deslizamentos de terras, desabamentos e enchentes, resgates dos mais diversos, calamidades públicas, dentre tantas outras possibilidades, além dos serviços de prevenção e proteção das pessoas da comunidade. 

Segundo o Tenente Coronel da PM, Harley Washington Almeida Ferreira, a celebração do convênio, consequentemente com a vinda dos serviços do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar para Monte Mor, será um marco histórico para a cidade. Serão profissionalizados os serviços, disponibilizados veículos e equipamentos novos (novas tecnologias), tornando o efetivo habilitado e colocado à disposição, como é feito nas demais cidades, ferramenta extremamente importante para a população ter um tempo de resposta adequado, não precisando mais esperar o deslocamento de outras unidades de outras como Capivari, Santa Bárbara D’Oeste, entre outras. Podemos assegurar que será um salto de qualidade, com nivelamento técnico para os Bombeiros Voluntários, trazendo integração, preenchendo o efetivo, com base nos requisitos impostos pela legislação. Poderá ainda impulsionar a vinda de novas empresas para o município, finaliza ele.       

Ficará a cargo do Estado, no convênio, a constituição do efetivo policial militar que se tornar necessário para o exercício da função. Fornecimento de uniformes ao bombeiro militar do Estado e materiais para uso em expediente, além de sua remuneração e encargos previdenciários correspondentes.

Ao município compete os serviços de manutenção em geral, combustível e outros materiais do mesmo gênero. Construção, adaptação ou locação de imóvel necessário à Unidade Operacional de Bombeiro (a sede será próxima ao Centro Cultural Joaquinzão), mediante a aprovação de órgão competente da Polícia Militar. Manter o quadro de Bombeiros Civis Públicos (Voluntário), para cooperação, no aspecto de auxílio nas modalidades pertinentes. 

O cronograma financeiro, prevendo os custos mensais de execução e implantação, já está pronto na minuta do contrato de convênio entre as partes, além do plano de trabalho. O tempo de vigência do convênio, assinado nesta quarta, será de 30 anos. 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo