Nossa Cidade

Prefeitura inicia semana com reforço da poda do mato e limpeza em espaços públicos de Hortolândia

Trabalho aconteceu em praças e canteiros centrais de ruas e avenidas em quatro bairros

Com a chegada da temporada mais seca do ano, a reunião de esforços entre a Prefeitura de Hortolândia e a população sempre é importante para evitar focos de queimada e incêndio, principalmente em terrenos e áreas verdes. A semana começou com a intensificação da poda do mato e da limpeza, ação que também ajuda a manter a cidade limpa e conservada. O trabalho foi realizado nas margens da linha do trem, na região Central, em canteiros centrais de avenidas e nos espaços interno e externo do Centro Cultural Arlindo Zadin, no Jardim Amanda e em praças no Jardim Novo Ângulo e da Vila Real. 

“A época do tempo mais seco, sem chuvas com grandes volumes, propicia facilidade no surgimento dos focos de queimadas e incêndios em áreas verdes ou onde há muito mato, portanto, intensificar a poda e a limpeza contribui para evitar este problema”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além do trabalho, é necessário o  apoio da população para não descartar em qualquer espaço público, irregularmente, lixo, entulho e outros tipos de material. 

Com o esforço de todos, a cidade agradece

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. Outra ação que a população deve adotar é fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Atualmente, Hortolândia tem 13 PEVs. Os moradores podem consultar qual é o PEV mais perto de onde mora na lista disponível no site da Prefeitura.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo