Nossa Cidade

População idosa deve se imunizar contra Influenza para evitar risco de internação por pneumonia

Hortolândia já imunizou 6.740 idosos na campanha de vacinação contra a Influenza

Se você tem idosos em sua família, é bom levá-los na campanha de vacinação contra a Influenza. A Prefeitura de Hortolândia reforça a importância de imunizar os idosos contra a doença. A vacina evita o risco dos idosos serem internados por pneumonia, que é uma complicação provocada pela Influenza. A campanha é realizada, das 8h às 15h30, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), inclusive naquelas onde é feita a imunização contra a COVID-19. Na primeira etapa da campanha, a vacinação é para idosos com 60 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de saúde. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município já vacinou 6.740 idosos e 1.016 profissionais de saúde.

Anuncio

A Secretaria de Saúde alerta a população que a pneumonia pode levar a óbito, principalmente idosos, bebês e crianças. A pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões, que podem ficar cheios de líquido. Os principais sintomas da pneumonia são tosse com catarro ou pus de cor amarelada ou esverdeada, febre, calafrios e dificuldade de respirar. 

“Os idosos são um dos grupos mais suscetíveis à Influenza. Por isso, eles são um dos primeiros públicos a serem vacinados na campanha. Portanto, é importante que os idosos se imunizem contra a Influenza para evitar o risco de internação por Pneumonia”, reforça a coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes. 

Para serem imunizados, os idosos devem apresentar CPF (Cadastro de Pessoa Física). Já os profissionais de saúde têm que apresentar algum documento que comprove sua atuação na área. 

A Secretaria de Saúde orienta a população para levar a carteira de vacinação para conferência do documento, em caso da pessoa estar com alguma outra vacina faltante.

ANTECIPAÇÃO CRIANÇAS 

A Secretaria de Saúde ainda informa que o início da 2ª etapa da campanha será antecipado para o dia 30 deste mês. A antecipação da vacinação será somente para crianças da faixa etária de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. Já a vacinação para gestantes e puérperas está mantida para 2 de maio.

A 3ª etapa está programada para começar em  9 de maio, quando serão vacinados professores das redes pública e particular de Educação e pessoas com deficiência e comorbidades. 

A 4ª etapa deverá começar em 16 de maio. Nessa etapa, serão vacinados caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, de salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. 

A meta da campanha é vacinar 90% das pessoas dos públicos-alvos. A campanha está prevista para ser realizada até 3 de junho. O órgão orienta que a população deve tomar a vacina contra a Influenza uma vez por ano.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo