Nossa Cidade

3ª pré-conferência de saúde mental discutirá impactos causados pela pandemia do Coronavírus

Evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia será aberto para a população, nesta terça-feira (15/02), às 18h30  

A pandemia tem causado problemas na saúde mental dos profissionais da linha de frente no enfrentamento à COVID-19. Esse é um dos temas que será discutido na 3ª pré-conferência de saúde mental que a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta terça-feira (15/02). O evento será aberto para a população, às 18h30, no Salão Paroquial Dom Bruno Gamberini, que fica na rua Sebastião Paula, 57, Vila Real. Não é necessário fazer inscrição.

Neste mês, a Prefeitura realiza quatro pré-conferências, que são preparatórias para a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Cada um dos eventos aborda um dos eixos temáticos que serão discutidos na conferência municipal. A conferência, que também será promovida pela Prefeitura, acontecerá no dia 12 de março. 

A coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Leici Santana, salienta que a 3ª pré-conferência avaliará quais os impactos da pandemia na saúde mental da população e dos trabalhadores da rede pública de saúde. “Esse é um assunto de extrema importância que precisa debatido por todos. A pandemia tem causado o adoecimento dos trabalhadores da saúde, que estão sobrecarregados com a grande demanda de atendimentos, principalmente demandas de caráter emocional”, ressalta Leici.

As sugestões e propostas apresentadas nas pré-conferências serão discutidas na conferência. As propostas serão então apresentadas na conferência estadual, prevista para acontecer em abril, e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada pelo Ministério da Saúde, entre os dias 17 a 20 de maio, em Brasília.

Na conferência municipal, as discussões serão divididas em quatro eixos temáticos abaixo: 

– Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; 

– Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; 

– Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; 

– Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A Prefeitura realizará a 4ª e última pré-conferência na próxima terça-feira (22/02), sobre o tema “Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania”. O evento será, às 18h30, no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, localizado na rua Agnaldo Gomes Camargo, 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo