Nossa Cidade

Projeto Social América Real completa 7 anos em Hortolândia

Tudo iniciou com um grupo pequeno de jovens e adolescentes treinando futebol no campo “raspadão” localizado na Rua Muriaé, nº 20, no Jardim Nova América. Os primeiros treinos e os primeiros passos estiveram sob orientação do jovem Michael Freschi, que ao precisar mudar de cidade, “passou a bola” para Claudenir Sampaio, conhecido entre amigos e admiradores como “Denego”.

Com apenas uma bola e um apito, começaram o projeto em 2015, em um espaço pertencente à administração municipal, que fica ao lado da Igreja Católica do bairro. A ação já contabiliza cerca de 300 jovens e adolescentes atendidos. Atualmente, 80 matriculados frequentam a escola de futebol.

“Nosso projeto, que é sem fins lucrativos, detém uma imensa importância ao proporcionar a esses adolescentes, em sua maioria, moradores da região do Jd. Nova América, uma opção de atividade a mais. Trabalhamos duro para perceber talentos entre eles, e juntos à família, encaminhá-los à ‘peneiras’ e seleções de clubes da região que possam oferecer oportunidade de carreira no futebol”, diz Denego.

Além dos treinos semanais, o projeto também realiza atividades extra-disciplinares como a tradicional “festa do dia das crianças”, arrecadação de donativos, e aquilo que a ‘molecada’ mais gosta: amistosos com outros times. Em uma ocasião, os alunos visitaram o Centro de Memória de Hortolândia.

Entre os desafios encontrados para a continuidade do trabalho, está a manutenção do lugar. “Sempre que preciso sou atendido pela Secretaria de Serviços Urbanos que envia equipes para deixar o campo preparado. Eles fazem a roçagem do mato e a limpeza mais bruta. Assim, o espaço pode ser utilizado pelo nosso projeto e por todos do entorno, porque esse lugar é público!”, relatou Denego. Outra necessidade relatada é a de ter mais apoio de patrocinadores e apoiadores para melhorar o atendimento aos adolescentes.

Os treinos acontecem aos sábados das 8h às 10h da manhã. Para participar, o adolescente que nasceu nos anos de 2005 à 2014, deve trazer uma pessoa da família maior de idade, que irá assinar um termo contendo critérios para permanência.

Para pais, mães, patrocinadores e apoiadores interessados, o telefone de contato de Denego é (19) 98115-6769.

Texto: Evandro Bragança

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo