Nossa Região

Controle biológico do mosquito da dengue com Aedes do Bem™ começa a ser usado por moradores de Campinas

Em parceria com Projeto Aquarela, Oxitec doa Caixas do Bem™ para moradores dos bairros Parque Oziel e Jardim Monte Cristo

Responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, o mosquito Aedes aegypti é uma das principais ameaças à saúde pública do país. Para ajudar no combate ao mosquito, a Oxitec – empresa britânica líder em soluções biológicas para o controle de insetos-praga, em parceria com o Projeto Aquarela – associação que atua em diversas comunidades em situação de vulnerabilidade social – realizaram na tarde desta quarta-feira (24) a doação de caixas do mosquito Aedes do Bem™ em Campinas (SP), sede da Oxitec no Brasil.

“Os moradores do Parque Oziel e Jardim Monte Cristo, bairros vulneráveis da cidade, estão entre os primeiros no município a utilizar as caixas de Aedes do Bem™. A Oxitec sempre atuou servindo as comunidades onde esteve presente, foi assim em Piracicaba e Indaiatuba, e agora é a vez de Campinas. Esta doação é apenas o primeiro passo de uma parceria com o Projeto Aquarela, que compartilha conosco a mesma missão – melhorar a qualidade de vida das pessoas. Disponibilizamos recentemente o Aedes do Bem™ para o consumidor final, mas continuamos empenhados em fazer essa solução chegar a todos que precisam dela”, explica a diretora geral da Oxitec do Brasil, Natalia Ferreira.

A novidade é fruto de um trabalho desenvolvido nos últimos 10 anos pela Oxitec. O Aedes do Bem™ obteve aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 2020, após três anos de projeto-piloto no município de Indaiatuba (SP). A população brasileira é a primeira no mundo a ter acesso a essa forma segura e sem inseticidas químicos de controle do Aedes aegypti disponível.

“Empresas e cidadãos da Região Metropolitana de Campinas já estão utilizando o produto, que é seguro e eficaz, além de muito bem aceito por todos.  Por ora o Aedes do Bem™ está disponível para compra on-line e entrega no estado de São Paulo, mas o objetivo, após essa primeira etapa, é distribuí-lo por todo o território nacional”, conta.

Diferentemente do que acontece com a maior parte dos métodos de controle do mosquito da dengue atualmente, o Aedes do Bem™ é seguro para outras espécies, como abelhas e borboletas, e não causa resistência. Isso porque o método é específico, além de não prejudicar o ambiente em que essas espécies vivem. Assim que o ciclo de vida dos mosquitos liberados termina, eles desaparecem do ambiente gradativamente.

Saiba como usar a Caixa do Bem

O produto é composto por caixas reutilizáveis e refis contendo ovos do Aedes do Bem™, que devem ser trocados a cada 28 dias, durante toda a temporada de mosquitos. Ao receber a caixa, o consumidor deve colocá-la em uma área externa, como uma varanda ou um jardim, e apenas acrescentar água. Após alguns dias, mosquitos machos começarão a sair da caixa e circular pela região, acasalando com fêmeas invasoras do Aedes aegypti

Os Aedes do Bem™ da Oxitec impedem que as descendentes fêmeas desse cruzamento sobrevivam, o que significa que as gerações subsequentes terão cada vez menos fêmeas – que picam e transmitem doenças – controlando assim a população de mosquitos da espécie.

_____________________

Sobre a Oxitec

A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas para controlar insetos que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam a pecuária. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec é liderada por uma equipe apaixonada composta por 15 nacionalidades e tem o apoio de parceiros de primeira classe em todo o mundo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo