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Prefeitura diz que maior complexo viário em construção na cidade facilitará deslocamento de pedestres com maior segurança

Obra contará com 5,1 km de novas vias asfaltadas, com calçada para pedestres, ciclovia e iluminação em LED

Segundo a Prefeitura a construção do maior conjunto viário de Hortolândia, serviço em realização pela Prefeitura, facilitará o trânsito de veículos entre as regiões da cidade e também o deslocamento de pedestres. Isso porque toda a extensão da obra contará cm ciclovia e pista de caminhada, num trajeto de mais de 5km, desde a região central até a área sob a Ponte da esperança (estaiada).

Quem passa pelo local diariamente acompanha a grande movimentação para a construção do superviário. “Sempre vou a pé do Jd. Nova Hortolândia para o Centro, acompanhada da minha filha pequena. Passamos todo dia perto da obra evemos esta grande movimentação das máquinas. Estou ansiosa para que o viário fique pronto. Além de oferecer mais segurança para os pedestres, com a iluminação e a calçada, uma nova avenida vai deixar a região mais bonita  e agradável”, relata a dona de casa, Solange Alves, de 33 anos, moradora do Jd. Nova Hortolândia.

O novo viário integrará importantes regiões da cidade, economizando tempo de deslocamento entre os bairros e melhorando o fluxo de trânsito com o objetivo de atrair empresas e investimentos ao município.

Recentemente, a Prefeitura iniciou a implantação do asfalto em um novo trecho da obra do complexo viário, na pista aberta no sentido da região central para o Jardim Minda, a partir da avenida Amélia Basso Breda, na Vila Real. Esta ação está na reta final. As equipes da Administração Municipal já concluíram o asfalto no mesmo trecho, porém na pista no sentido inverso: do Jd. Minda para a Vila Real.

Paralelo ao serviço do asfalto, mais à frente, já no Jardim Minda, está em andamento a construção das guias, além do nivelamento do terreno para que a base do asfalto possa ser colocada. Na implantação do complexo viário a partir do Jd. Minda sentido Ponte da Esperança (estaiada), acontece mais um avanço. Após a limpeza de toda a área para a continuação dos serviços, ao passar pela ponte, o motorista já observa que, abaixo dela, a área está em processo de nivelamento do terreno, em ritmo acelerado para a conclusão de mais um trecho. A total construção do viário será concluída no prazo de um ano, segundo a Secretaria de Obras.

DETALHES

A obra terá, em uma das extremidades, a construção de uma nova avenida como prolongamento da rua Amélia Basso Breda (rua da feira, na Vila Real), que se estenderá até a rua Pacaembu (Jd. Carmem Cristina), próximo da avenida Sabina Baptista de Camargo, com transposição sobre o córrego da Vila Real. Este viário terá aproximadamente 1,5 km de extensão, trecho dotado de iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia.

A partir deste ponto, uma nova rua com 370 metros será projetada e construída para ligação da nova avenida até a rua Frederico Alves da Costa (Jd. Nova Hortolândia). Ela terá iluminação de LED em todo trecho e pista de caminhada. Uma via de ligação também será construída desde a rua Frederico Alves da Costa até a rua Amazonas (Jd. São Jorge) com cerca de 330 metros, também com iluminação em LED em todo trecho e pista de caminhada ao longo do sistema.

Já no Jd. Carmem Cristina, uma ponte será construída para acesso da rua Flamboyant (rua da Delegacia de Polícia) à nova avenida. Haverá, ainda, a duplicação do trecho viário da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte. Todo este trecho do sistema viário terá aproximadamente 1,4 km com iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia.

A obra prossegue com a canalização do córrego e a urbanização da área sob a Ponte da Esperança. A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica sob a ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído à Panaíno, com sobreposição da linha férrea. Nesta outra extremidade da obra, são 1,5 km de sistema viário com iluminação em LED em todo trecho, pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento.

A área ambiental terá destaque nesta obra, com a criação de um parque linear na região central, margeando a rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

CAF

As intervenções serão realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

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