Brasil

Criada célula de energia solar flexível com desempenho superior a painéis solares de silício

As células solares flexíveis CIGS consistem em camadas muito finas e incluem um composto dos elementos cobre, índio, gálio e selênio. As camadas são depositadas sobre substratos poliméricos flexíveis em sistemas industriais rolo a rolo

Cientistas do laboratório suíço EMPA criaram uma nova célula de energia solar flexível e bateram recorde histórico em questão de eficiência. O produto, que possui um desempenho melhor que painéis solares de silício, pode ser fabricado em filmes de plásticos e por meio de impressão jato de tinta, conhecida como CIGS. Esta sigla é formada pelas iniciais dos materiais usados na construção da célula solar. Os materiais são: Cobre, Índio, Gálio e Selênio.

Cientistas criam célula solar mais eficiente e duradoura

A célula solar criada pelos cientistas da EMPA é composta de camadas muito finas, que são colocadas sobre substratos poliméricos flexíveis, em sistemas industriais. A aplicação da CIGS é feita em telhados e fachadas de edifícios, aparelhos eletrônicos portáteis, veículos e outras utilizações semelhantes.

As células de energia solar criadas pelos cientistas foram processadas em um filme polímero, por meio do método de co-evaporação de baixa temperatura. Esse método tem como função cultivar filmes finos de um semicondutor, que tem como responsabilidade absorver a luz.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo