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Grupo HEINEKEN, Instituto da Cerveja e Graja Beer expandem programa de capacitação cervejeira focado em moradores da periferia

O programa de capacitação cervejeira do Grupo HEINEKEN, Instituto da Cerveja Brasil (ICB) e Graja Beer, cervejaria artesanal nascida no Grajaú, periferia de São Paulo, chegará a cinco regiões: Grajaú, Mauá, ABC, Taboão da Serra e região e Campos do Jordão. A expansão visa acelerar a democratização do conhecimento cervejeiro no país, por meio do projeto iniciado em 2020 para moradores da periferia. O objetivo é criar uma porta de entrada para as oportunidades de emprego do segmento, que representa 2% do PIB brasileiro. Leandro Sequelle, educador social e fundador da Graja Beer é o curador técnico e comunitário do projeto.

Serão quatro novas turmas com 30 alunos, somando 120 novas pessoas capacitadas para o mercado cervejeiro. As primeiras duas turmas terão início no dia 11 de setembro e as duas segundas no dia 23 de outubro. Gratuito e com duração de oito dias, o programa conta com uma programação de 20h de aulas que, com o contexto da pandemia no país, tiveram o formato adaptado para atender à nova realidade e serão online, com exceção da última, que deverá ser presencial no local próximo à comunidade em que o aluno se matriculou.

Para se inscrever, basta ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e se interessar pelo universo da cerveja. Não há necessidade de formação mínima ou experiência anterior. Para contribuir com o aumento da representatividade feminina no setor e com a independência financeira igualitária, 50% das vagas serão destinadas às mulheres das comunidades.

A grade de conteúdo abordará conhecimento sobre a cerveja, matéria-prima, análise sensorial, cadeia e o mercado cervejeiro e a formação em serviços do setor para atuação em bares e restaurantes. Ao final, os alunos serão avaliados e receberão um certificado de que estão aptos a atuar como vendedores, promotores, garçons, chopeiros, entre outras atividades.

Lançado no final de 2020, o programa precisou ser pausado devido ao agravamento da pandemia, mas chegou a formar 30 alunos na primeira turma, para a qual recebeu cerca de 100 inscritos. O objetivo das empresas é formar, ao todo, 30 turmas até 2023, percorrendo o país por 10 comunidades nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), além de São Paulo (SP). Para saber mais sobre o programa se inscrever, entre em contato com o Instituto da Cerveja Brasil, por meio do endereço [email protected], ou acompanhe as redes sociais do ICB.

SERVIÇO

Programa de Capacitação Cervejeira – Grupo HEINEKEN, Instituto da Cerveja e Graja Beer

  • Datas:
    • Turmas 2 e 3: 11/09 – Grajaú e Taboão da Serra e região
    • Turmas 4 e 5: 23/10 – Mauá, ABC, Campos do Jordão.
  • Inscrições: [email protected] ou no Instagram @institutodacerveja.
  • Pré-requisitos: maior de 18 anos, ser alfabetizado e se interessar pelo universo da cerveja.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Tiger, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

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