Outros

Unicamp: Pessoas vacinadas mais idosas sendo infectadas? A culpa não é das vacinas

Se as pessoas vacinadas, principalmente os mais idosos estão sendo infectados e, em alguns casos, vindo a óbito, não é por culpa das vacinas. Elas são ótimas e são as grandes estrelas no combate à pandemia.

O vírus continua circulando e novas variantes estão surgindo e isso se deve à total falta de combate efetivo à pandemia por parte de quem deveria liderar a nação. As vacinas lutam contra o vírus, contra a desinformação, contra as fake news, contra quem está preocupado com reeleição, as vacinas lutam contra a falta de campanhas de esclarecimento da sociedade, contra os inúmeros e constantes ataques de políticos negacionistas à ciência, às próprias vacinas, às medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras, o distanciamento físico e as medidas de lockdown e de restrição de movimento.

Desde o início da pandemia, nós estamos observando um enorme descompasso e falta de vontade política para combater a doença, as muitas questões políticas contaminando o debate na área de saúde pública, a demora para comprar vacinas e a vacinação lenta pela falta de imunizantes.

Outros fatores responsáveis pelo fato de o vírus estar infectando os vacinados mais idosos é a irresponsabilidade de alguns políticos, jornalistas e pseudocientistas e médicos em defenderem tratamentos com kit precoce contendo medicamentos sem eficácia, a falta de empatia de boa parte da população que não colabora, a pouca testagem e ineficácia no rastreamento de contatos.

Nós não podemos deixar que esses episódios raros de pessoas vacinadas vindo a óbito gerem ondas de espalhamento de desinformação e narrativas falsas de que “não adianta tomar vacina”. Se nós tirarmos as vacinas, vamos colocar o que mesmo no lugar? E nós estamos observando no mundo que as pessoas mais afetadas pela variante Delta do vírus (originalmente detectada na Índia) são as pessoas não vacinadas. Há uma pandemia entre os não vacinados.

Veja o texto na integra, clique aqui

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo