São Paulo

Polícia investiga incêndio em estátua de Borba Gato na capital de SP

Policiais civis do 11º Distrito Policial (Santo Amaro) e do 1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) realizam diligências em buscas de imagens e informações que possam ajudar na identificação e localização dos autores do ato de vandalismo nas proximidades da estátua do Borba Gato, na zona Sul da capital paulista, na tarde deste sábado (24).

De acordo com as primeiras informações, por volta das 13h30, um grupo desembarcou de um caminhão e espalhou pneus pela via e nos arredores do monumento, ateando fogo na sequência.

Anuncio

Policiais militares e bombeiros chegaram rapidamente ao local e controlaram as chamas e liberaram o tráfego. Não houve feridos e nem detidos. O caso está sendo registrado no 11º Distrito Policial (Santo Amaro) que ficará responsável pelas investigações.

Borba Gato

O bandeirante paulista Manuel de Borba Gato foi juiz ordinário da vila de Sabará. Ele é comumente lembrado por promover escravidão e caça a indígenas e negros pelo país.

A estátua em homenagem a ele foi inaugurada em 1963. Ela tem 13 metros de altura e é do artista Julio Guerra (1912- 2001).

Segundo Wikipédia, Manuel de Borba Gato (1649 – 1718) foi um bandeirante paulista. Iniciou suas atividades com o sogro, Fernão Dias Paes.

Quando faleceu, em 1718, com 69 anos de idade, ocupava o cargo de Juiz ordinário da vila de Sabará. Ignora-se onde foi sepultado, talvez na Capela de Santo Antônio de Mouraria, demolida em 1920, ou na Capela de Santana, ambas do arraial velho de Sabará, ou ainda, segundo alguns autores, em Paraopeba onde tinha um sítio.

Além de descobridor de minas, foi hábil administrador no fim da vida. Atualmente, recebe a denominação histórica (Batalhão Borba Gato) de uma Organização Militar do Exército Brasileiro, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Pindamonhangaba-SP.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo