Connect with us

Saúde & Beleza

Miomas uterinos

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

utero

Os miomas uterinos são tumores benignos da musculatura lisa do útero.  Muitos são pequenos e assintomáticos. Alguns fatores de risco podem contribuir para seu aparecimento como a índice de massa corporal elevado. Em muitos casos não encontramos uma causa.

Há basicamente 3 tipos de miomas. O mioma subseroso se localiza externamente ao útero, e costuma ser assintomático. O intramural fica na camada interna do miométrio e o submucoso na cavidade uterina. Ambos causam aumento do sangramento e das cólicas menstruais. Em muitos casos, a mulher pode apresentar vários tipos de miomas ao exame de ultrassom.

Anuncio


Como estes respondem ao estrogênio, os miomas tendem a aumentar durante os anos reprodutivos e a diminuir de tamanho após a menopausa. Podem causar sangramento uterino anormal, inclusive cursando com anemia ferropriva. Outros sintomas como os urinários (p. ex., aumento da frequência ou urgência miccional) ou constipação intestinal podem resultar da compressão da bexiga  e do intestino. Estas situações são mais frequentes em casos em que o útero apresenta grande volume por múltiplos ou grandes miomas.

Diagnóstico – Miomas uterinos

Ao exame físico, o exame pélvico bimanual pode detectar útero aumentado, móvel e irregular. A confirmação requer exames de imagem. O exame mais utilizado para o diagnóstico é o ultrassom pélvico/transvaginal. Em determinados casos, pode ser necessária a complementação por outros exames como a histeroscopia, no caso dos miomas submucosos, ou ainda a ressonância nuclear magnética de pelve, principalmente para programação cirúrgica.

Advertisement

Tratamento – Miomas uterinos

A escolha da modalidade terapêutica varia de acordo com o caso. Para os miomas assintomáticos, de tamanho pequeno, a opção é o acompanhamento clínico e de imagem, sem a necessidade de uso de medicamentos.

Para os casos com sintomas, principalmente sangramento e dor, pode-se iniciar o tratamento clínico antes de indicar a cirurgia. Vários métodos contraceptivos com as pílulas anticoncepcionais, injetáveis, implante ou ainda os DIUs hormonais podem ser utilizados. Não se recomenda o uso dos DIUs em situações em que o mioma deforma a cavidade uterina, pelo aumento o risco de expulsão. Em casos selecionados há ainda uma modalidade terapêutica conhecida como embolização de miomas. Os análogos do GnRH podem ser utilizados, principalmente para supressão do sangramento intenso até a conduta cirúrgica.

A cirurgia é necessária para os casos em que não há melhora com o tratamento clínico, ou útero com volume muito aumentado. Outra indicação é o desejo reprodutivo, visto que a presença de miomas pode aumentar as taxas de abortamento e parto prematuro. Ressaltamos novamente que a decisão varia para cada caso. Isso se aplica também aos tipos de cirurgia: miomectomia ou histerectomia, e para a via de acesso (laparoscópica, histeroscópica ou laparotomia).

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Saúde & Beleza

Ingrediente essencial na produção de cerveja pode causar malefícios

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

cerveja

Embora o lúpulo seja um ingrediente essencial na produção de cerveja e tenha sido tradicionalmente utilizado por suas propriedades de amargor, aroma e conservação, o consumo excessivo ou o uso inadequado do lúpulo pode ter alguns efeitos negativos na saúde. Aqui estão alguns possíveis malefícios do lúpulo:

Reações alérgicas: Algumas pessoas podem ser alérgicas ao lúpulo, apresentando sintomas como erupções cutâneas, coceira, inchaço, dificuldade respiratória ou até mesmo anafilaxia em casos graves.

Anuncio


Interferência hormonal: O lúpulo contém fitoestrógenos, compostos vegetais que podem imitar a ação do estrogênio no corpo humano. O consumo excessivo de lúpulo pode potencialmente interferir nos níveis hormonais, afetando o equilíbrio hormonal em homens e mulheres.

Efeitos sedativos: Alguns compostos encontrados no lúpulo, como o ácido alfahumuleno, podem ter propriedades sedativas e relaxantes. Embora isso possa ser benéfico em doses moderadas, o consumo excessivo de lúpulo pode levar a sonolência excessiva, cansaço e falta de concentração.

Advertisement

Possíveis efeitos hepatotóxicos: Alguns estudos sugeriram que certos compostos do lúpulo podem ter efeitos tóxicos no fígado em altas doses, embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esses efeitos e determinar sua relevância para os seres humanos.

Interações medicamentosas: O consumo de lúpulo em grandes quantidades ou em combinação com certos medicamentos pode potencialmente interagir com esses medicamentos e afetar sua eficácia ou segurança. Pessoas que tomam medicamentos regularmente devem consultar um profissional de saúde antes de consumir grandes quantidades de lúpulo.

Embora o lúpulo seja geralmente seguro quando consumido em quantidades moderadas como parte da produção de cerveja, é importante estar ciente desses possíveis efeitos negativos e consumi-lo com moderação. Pessoas com alergias conhecidas ao lúpulo ou condições médicas específicas devem evitar o consumo ou consultar um médico antes de consumir produtos que contenham lúpulo.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Saúde & Beleza

Tendinite no ombro: Dor pode se tornar crônica se não tratada adequadamente

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

LuxacaoOmbro

A tendinite é uma inflamação nos tendões que provoca dor e limitação dos movimentos. Se não tratado, o problema pode resultar em dores crônicas, ou seja, persistentes e duradouras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, a doença afeta uma em cada 100 pessoas pelo mundo.

Apesar de comumente associada aos idosos, a condição também pode impactar pessoas de todas as idades, especialmente atletas e indivíduos que realizam movimentos repetitivo. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que cerca de 12 milhões de pessoas sofrem com doenças reumatologias, sendo a tendinite, a artrose e as dores na coluna as principais causas de gastos com auxílio-saúde no país.

Anuncio


A Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra especialista em bloqueios neuroquímicos, ressalta a necessidade de tratamento adequado para evitar a cronificação da tendinite.

“Tendinite é uma inflamação do tendão que causa dor e mau funcionamento, podendo levar a rupturas do tendão e comprometer a articulação. A condição pode surgir devido a diversos fatores, como traumas no local e sobrecarga de movimentos durante atividades laborais ou físicas”, comenta.

Advertisement

Tendinite nos ombros: um desafio comum

A tendinite pode afetar várias partes do corpo, sendo os ombros uma região frequentemente atingida. A inflamação pode causar dor intensa na região, dificuldade de movimentar o braço e perda da amplitude dos movimentos; o paciente pode enfrentar obstáculos simples, como alcançar objetos em prateleiras altas, por exemplo.

Profª.Dra. Sposito esclarece que a tendinite nos ombros pode ser causada por carregar peso excessivo, o que sobrecarrega os tendões. O paciente pode sentir fraqueza no braço afetado, o impedindo de erguer objetos mais pesados.

Diagnóstico e tratamento especializado

Advertisement

O diagnóstico preciso da tendinite requer uma avaliação cuidadosa do histórico do paciente, geralmente conduzida por um clínico geral ou ortopedista. Exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética, são solicitados para confirmar a doença e avaliar a extensão da lesão.

Dra. Sposito destaca que há diversas opções de tratamento, desde medicamentos anti-inflamatórios até infiltrações e injeções periarticulares com ácido hialurônico, amplamente utilizadas. Porém, dependendo da lesão, tratamento pode ser cirúrgico. Além disso, são indicados exercícios específicos para fortalecer a musculatura na região afetada.

É importante que a tendinite seja tratada em seus estágios iniciais, antes que evolua para sua fase crônica, com isso, a pessoa pode ter dores constantes no local e desenvolver outros problemas, degeneração no tecido muscular, além de problemas nas articulações.

A médica fisiatra ressalta a importância de cuidados preventivos no dia a dia, como evitar a sobrecarga nos ombros, não carregar peso excessivo, alongar-se antes das atividades físicas e evitar movimentos bruscos e repetitivos. A prática esportiva é incentivada, mas sempre com acompanhamento profissional,

Advertisement

Saiba mais sobre a Fisiatria

Saiba mais sobre a Fisiatria: www܂dramatildesposito܂com܂br

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Saúde & Beleza

O que é quadro psicótico agudo?

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

cerebro

Um quadro psicótico agudo é uma condição caracterizada por uma ruptura na capacidade de uma pessoa distinguir a realidade da fantasia. Durante um episódio psicótico agudo, a pessoa pode experimentar alucinações, delírios, pensamento desorganizado e comportamento bizarro. Esses sintomas podem ocorrer de repente e geralmente são graves o suficiente para interferir nas atividades diárias e no funcionamento normal.

Alguns dos sintomas comuns de um quadro psicótico agudo incluem:

Alucinações:

Anuncio


Percepções sensoriais que não têm base na realidade, como ouvir vozes, ver coisas que não estão lá ou sentir sensações táteis inexistentes.

Delírios:

Crenças falsas e irracionais que são mantidas mesmo quando não há evidências para apoiá-las. Por exemplo, a pessoa pode acreditar que está sendo perseguida, que tem poderes especiais ou que está sendo controlada por forças externas.

Advertisement

Pensamento desorganizado:

Dificuldade em organizar os pensamentos de forma lógica, resultando em discurso incoerente ou confuso.

Comportamento desorganizado:

Comportamento incomum ou bizarro, como agitação excessiva, falta de higiene pessoal ou catatonia (imobilidade e falta de resposta).

Alterações de humor:

Oscilações rápidas e intensas no humor, incluindo irritabilidade, euforia ou depressão.

Um quadro psicótico agudo pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo transtornos mentais como esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressão grave, bem como por condições médicas, uso de substâncias psicoativas ou estresse extremo. O tratamento geralmente envolve medicação antipsicótica, psicoterapia e suporte social para ajudar a pessoa a recuperar-se da crise e a estabilizar-se emocionalmente.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia
Nossa Cidade1 hora ago

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia?

Você sabe quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia? Lembrando que o Hortolândia Mall terá mais de 50...

Chácaras Recreio Chácaras Recreio
Policial2 horas ago

Vítima de violência doméstica, mulher mata companheiro após ser obrigada a consumir drogas, nas Chácaras Recreio

A polícia de Hortolândia foi até o bairro Chácaras Recreio, na divisa entre Hortolândia e Monte Mor, na madrugada desta...

Leilão da Caixa Leilão da Caixa
Nossa Região3 horas ago

Imóveis com até 75% de desconto na região: confira detalhes do Leilão da Caixa

O Leilão da Caixa chegou e dará a oportunidade de pessoas da região de conquistarem um imóvel com descontos de...

Leilão da Caixa Leilão da Caixa
Brasil15 horas ago

Concurso da Caixa oferece 4 Mil vagas em diversas áreas; Salários variam entre R$ 3.762,00 a R$ 14.915,00

A Caixa Econômica Federal (Caixa) divulgou um novo concurso público que promete abrir mais de 4 mil vagas em todo...

estudar estudar
Cursos17 horas ago

Termina neste domingo (25) inscrição para cursinho pré-vestibular gratuito

O prazo para inscrição nas turmas 2024 do cursinho popular “Triu João Leandro” termina neste domingo (25/02). O cursinho gratuito,...

manutenção e zeladoria manutenção e zeladoria
Nossa Cidade18 horas ago

Saiba quais regiões de Hortolândia receberam manutenção e zeladoria nas últimas semanas

As equipes de manutenção e zeladoria de Hortolândia estão empenhadas em aprimorar a infraestrutura urbana e promover a beleza da...

placa solar curso placa solar curso
Cursos18 horas ago

Curso gratuito de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia: inscreva-se agora

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia. Promovido pelo Fundo...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia