Connect with us

Saúde & Beleza

Dicas para diminuir o calor dentro de casa em dias quentes

Avatar de Editor

Published

on

diminuir o calor dentro de casa

Ao que tudo indica, as temperaturas de Hortolândia continuarão altas ao longo da semana. Mas como diminuir o calor dentro de casa nesses períodos? O Portal Hortolândia traz 12 dicas para que você e sua família tenham mais tranquilidade nesses momentos.

Ficou curioso e deseja saber mais a respeito? Então, logo abaixo, seguem todos esses detalhes! Vem com a gente e tenha dias mais amenos.

Dicas para diminuir o calor dentro de casa em dias quentes

  1. Use Cortinas ou Persianas Adequadas:
    • Opte por cortinas ou persianas que bloqueiem a luz solar direta. Isso ajuda a evitar que o calor entre pela janela.
  2. Ventilação Cruzada:
    • Mantenha as janelas e portas abertas para permitir a circulação do ar. Ventiladores também podem ser úteis para promover a ventilação.
  3. Isolamento Térmico:
    • Certifique-se de que a casa tenha bom isolamento térmico. Isso ajuda a manter a temperatura interna mais constante.
  4. Evite Aparelhos Eletrônicos:
    • Desligue aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso. Eles geram calor adicional.
  5. Iluminação LED:
    • Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que geram menos calor.
  6. Plantas e Jardins:
    • Plantas ajudam a manter a casa fresca absorvendo a luz solar. Se possível, tenha plantas próximas às janelas.
  7. Evite Cozinhar em Horas Quentes:
    • Cozinhar pode aumentar a temperatura interna. Se possível, cozinhe durante as horas mais frescas do dia ou opte por refeições mais leves.
  8. Ar Condicionado:
    • Se disponível, use ar condicionado. Certifique-se de manter os filtros limpos para garantir eficiência.
  9. Roupas Leves e Cores Claras:
    • Vista roupas leves e opte por cores claras, pois elas refletem a luz solar em vez de absorvê-la.
  10. Crie Sombra Externa:
    • Use toldos, sombrinhas ou árvores para criar sombra nas áreas externas, reduzindo assim a quantidade de luz solar que atinge a casa.
  11. Use Ventiladores de Teto:
    • Ventiladores de teto ajudam a circular o ar e podem tornar uma temperatura ambiente mais agradável.
  12. Faça Uso de Fontes de Água:
    • Fontes de água, como fontes ou mesmo bacias com água, podem ajudar a refrescar o ambiente.
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Saúde & Beleza

Epidemia de dengue: grávidas e bebês podem usar repelentes?

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

dengue

O aumento dos casos de dengue em todo o país gera uma busca desenfreada por maneiras seguras de se proteger da picada do Aedes aegypti. Nas farmácias, as vendas de repelentes dispararam, bem como seus valores. Segundo a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), algumas redes registraram aumento de até 340% nas vendas entre os meses de novembro de 2023 e janeiro deste ano. Em meio a esse cenário, gestantes e puérperas têm muitas dúvidas, pois a proteção para essas mulheres precisa ser segura também para seus bebês. E uma das dúvidas é: gestantes recém-nascidos podem usar repelente?

O médico dermatologista Theodoro Habermann Neto, do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), esclarece que, segundo critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tanto as gestantes quanto os bebês podem usar repelentes, desde que estejam registrados pelo órgão e que as instruções de uso descritas na embalagem sejam seguidas, uma vez que podem variar conforme o a concentração da fórmula e seu princípio ativo.

Anuncio


“Alguns estudos e pesquisas científicas sugerem que, para as gestantes, os repelentes à base de DEET (N-Dietil-m-toluamida), os mais vendidos no mercado, são mais seguros. A aplicação deve se restringir a três vezes ao dia. No entanto, este princípio não é recomendado para menores de dois anos. Já entre crianças de dois a 12 anos, a concentração tem de ser de no máximo 10%. Acima disso, o uso é permitido para crianças a partir dos 12”, explica o especialista.

Segundo Habermann, o mercado oferece repelentes a base de icaridina e IR3535, além de óleos essenciais à base de citronela; porém, não há estudos que comprovem sua segurança para o uso por parte de gestantes e bebês.

Advertisement

O médico também ressalta que ler as embalagens é essencial, pois elas trazem informações sobre os casos em que o produto é contraindicado.

Para gestantes que utilizam hidratante, ele lembra que já existem produtos com as duas funções – hidratação e repelente. Mas, caso a preferência seja usá-los separadamente, a ordem correta deve ser primeiro o repelente, esperar que ele seque na pele e, depois, o hidratante por cima, para que possa selar o protetor. “É importante evitar os exageros e, em caso de alergia, suspender imediatamente o uso e procurar um dermatologista credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia”, orienta.

Ambiente

O uso de inseticidas em spray e aerossol são boas opções para repelir insetos. “A recomendação é aplicar no ambiente antes de entrar, para que não haja perigo de intoxicação. Para os bebês, a tela mosquiteira e roupinhas longas ajudam na proteção”, destaca o médico.

Advertisement

Os repelentes de aparelhos elétricos ou espirais não devem ser usados em áreas de pouca ventilação, nem na presença de pessoas asmáticas ou com alergia respiratória, pois podem piorar os quadros alérgicos. O recomendado é que estejam, pelo menos, a dois metros de distância das pessoas. Já os inseticidas naturais, à base de citronela, andiroba e óleo de cravo, não possuem comprovação de eficácia e nem aprovação pela Anvisa até o momento. Por isso, é bom não utilizá-los.

“A prevenção mais eficaz contra a dengue continua sendo a eliminação dos focos de proliferação dos mosquitos. É importante que a população verifique de forma adequada o armazenamento de água, o acondicionamento do lixo, elimine recipientes sem uso que possam acumular água ou os mantenham virados de cabeça para baixo, para evitar os criadouros do mosquito. Essas prárticas, em conjunto com as ações municipais de cuidados com coleta de lixo, fiscalização, dentre outras, é que surtirão os maiores efeitos para manter a saúde”, conclui Habermann.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Saúde & Beleza

Ingrediente essencial na produção de cerveja pode causar malefícios

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

cerveja

Embora o lúpulo seja um ingrediente essencial na produção de cerveja e tenha sido tradicionalmente utilizado por suas propriedades de amargor, aroma e conservação, o consumo excessivo ou o uso inadequado do lúpulo pode ter alguns efeitos negativos na saúde. Aqui estão alguns possíveis malefícios do lúpulo:

Reações alérgicas: Algumas pessoas podem ser alérgicas ao lúpulo, apresentando sintomas como erupções cutâneas, coceira, inchaço, dificuldade respiratória ou até mesmo anafilaxia em casos graves.

Anuncio


Interferência hormonal: O lúpulo contém fitoestrógenos, compostos vegetais que podem imitar a ação do estrogênio no corpo humano. O consumo excessivo de lúpulo pode potencialmente interferir nos níveis hormonais, afetando o equilíbrio hormonal em homens e mulheres.

Efeitos sedativos: Alguns compostos encontrados no lúpulo, como o ácido alfahumuleno, podem ter propriedades sedativas e relaxantes. Embora isso possa ser benéfico em doses moderadas, o consumo excessivo de lúpulo pode levar a sonolência excessiva, cansaço e falta de concentração.

Advertisement

Possíveis efeitos hepatotóxicos: Alguns estudos sugeriram que certos compostos do lúpulo podem ter efeitos tóxicos no fígado em altas doses, embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esses efeitos e determinar sua relevância para os seres humanos.

Interações medicamentosas: O consumo de lúpulo em grandes quantidades ou em combinação com certos medicamentos pode potencialmente interagir com esses medicamentos e afetar sua eficácia ou segurança. Pessoas que tomam medicamentos regularmente devem consultar um profissional de saúde antes de consumir grandes quantidades de lúpulo.

Embora o lúpulo seja geralmente seguro quando consumido em quantidades moderadas como parte da produção de cerveja, é importante estar ciente desses possíveis efeitos negativos e consumi-lo com moderação. Pessoas com alergias conhecidas ao lúpulo ou condições médicas específicas devem evitar o consumo ou consultar um médico antes de consumir produtos que contenham lúpulo.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Saúde & Beleza

Tendinite no ombro: Dor pode se tornar crônica se não tratada adequadamente

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

LuxacaoOmbro

A tendinite é uma inflamação nos tendões que provoca dor e limitação dos movimentos. Se não tratado, o problema pode resultar em dores crônicas, ou seja, persistentes e duradouras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, a doença afeta uma em cada 100 pessoas pelo mundo.

Apesar de comumente associada aos idosos, a condição também pode impactar pessoas de todas as idades, especialmente atletas e indivíduos que realizam movimentos repetitivo. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que cerca de 12 milhões de pessoas sofrem com doenças reumatologias, sendo a tendinite, a artrose e as dores na coluna as principais causas de gastos com auxílio-saúde no país.

Anuncio


A Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra especialista em bloqueios neuroquímicos, ressalta a necessidade de tratamento adequado para evitar a cronificação da tendinite.

“Tendinite é uma inflamação do tendão que causa dor e mau funcionamento, podendo levar a rupturas do tendão e comprometer a articulação. A condição pode surgir devido a diversos fatores, como traumas no local e sobrecarga de movimentos durante atividades laborais ou físicas”, comenta.

Advertisement

Tendinite nos ombros: um desafio comum

A tendinite pode afetar várias partes do corpo, sendo os ombros uma região frequentemente atingida. A inflamação pode causar dor intensa na região, dificuldade de movimentar o braço e perda da amplitude dos movimentos; o paciente pode enfrentar obstáculos simples, como alcançar objetos em prateleiras altas, por exemplo.

Profª.Dra. Sposito esclarece que a tendinite nos ombros pode ser causada por carregar peso excessivo, o que sobrecarrega os tendões. O paciente pode sentir fraqueza no braço afetado, o impedindo de erguer objetos mais pesados.

Diagnóstico e tratamento especializado

Advertisement

O diagnóstico preciso da tendinite requer uma avaliação cuidadosa do histórico do paciente, geralmente conduzida por um clínico geral ou ortopedista. Exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética, são solicitados para confirmar a doença e avaliar a extensão da lesão.

Dra. Sposito destaca que há diversas opções de tratamento, desde medicamentos anti-inflamatórios até infiltrações e injeções periarticulares com ácido hialurônico, amplamente utilizadas. Porém, dependendo da lesão, tratamento pode ser cirúrgico. Além disso, são indicados exercícios específicos para fortalecer a musculatura na região afetada.

É importante que a tendinite seja tratada em seus estágios iniciais, antes que evolua para sua fase crônica, com isso, a pessoa pode ter dores constantes no local e desenvolver outros problemas, degeneração no tecido muscular, além de problemas nas articulações.

A médica fisiatra ressalta a importância de cuidados preventivos no dia a dia, como evitar a sobrecarga nos ombros, não carregar peso excessivo, alongar-se antes das atividades físicas e evitar movimentos bruscos e repetitivos. A prática esportiva é incentivada, mas sempre com acompanhamento profissional,

Advertisement

Saiba mais sobre a Fisiatria

Saiba mais sobre a Fisiatria: www܂dramatildesposito܂com܂br

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

policia policia
Policial7 horas ago

Assalto em ponto de ônibus no Sumarezinho termina com vítima baleada

Na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, J.N., um operador de construção civil de 37 anos, foi vítima de um...

ipva ipva
Brasil9 horas ago

Projeto de lei propõe isenção de IPVA para carros antigos no Brasil inteiro

Um projeto de lei recente no Senado busca aliviar os custos de propriedade de veículos, propondo a isenção do Imposto...

Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia
Nossa Cidade14 horas ago

Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia

Hoje sexta-feira (23), foi encerrado o processo de entrega dos kits de materiais escolares e uniformes em todas as escolas...

Wilson Fittipaldi, ex-piloto brasileiro da F1 morre aos 80 anos Wilson Fittipaldi, ex-piloto brasileiro da F1 morre aos 80 anos
Esportes14 horas ago

Wilson Fittipaldi, ex-piloto brasileiro da F1 morre aos 80 anos

Hoje (23), no período da manhã, morreu em São Paulo, aos 80 anos de idade, o ex-piloto brasileiro da Fórmula...

Novos equipamentos de raios X Novos equipamentos de raios X
Nossa Cidade14 horas ago

Novos equipamentos de raios X nas UPAs e no Hospital Municipal de Hortolândia

Hortolândia recebeu a instalação de novos equipamentos de raios X no Hospital Municipal Mário Covas e nas três Unidades de...

Jd. Nova Hortolândia Jd. Nova Hortolândia
Nossa Cidade15 horas ago

Estádio Tico Breda, no Jd. Nova Hortolândia, recebe reforma no vestiário

Hoje (23), o prefeito Zezé Gomes fez uma visita à obra em andamento no Estádio Tico Breda, localizado dentro do...

golpe do bilhete premiado golpe do bilhete premiado
Policial15 horas ago

Trio vai para a prisão após aplicarem golpe do bilhete premiado em cidade da região

A polícia de Nova Odessa por uma pessoa que relatou que foi abordada por um casal que queria que ela...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia