Renault Master H2 Tech promete 700 km de autonomia e reabastecimento em 5 minutos

A nova geração da Renault Master, que ainda não chegou ao Brasil, traz uma inovação que está movimentando o mercado europeu: a versão ecológica H2 Tech, movida a células de combustível de hidrogênio. Embora ainda seja um protótipo, a Renault Master H2 Tech promete uma autonomia impressionante de até 700 km com uma única carga de hidrogênio, que pode ser abastecida em apenas 5 minutos em postos especializados.

Montada em Batilly, na França, a Master H2 Tech é a única van movida a hidrogênio produzida no país. Cerca de 84% dos fornecedores que contribuem para a produção do veículo estão sediados na França, o que reforça a nacionalização e inovação da marca. A van utiliza cilindros pressurizados que armazenam hidrogênio líquido em temperaturas extremamente baixas, junto com uma célula de combustível e uma bateria de lítio, alimentando o motor elétrico que move o veículo.

Com a tecnologia desenvolvida pela HYVIA, a Renault busca se destacar em um mercado de vans comerciais leves, enfrentando rivais como Peugeot e Citroën. Essa versão de emissão zero é ideal para diversos usos profissionais, com modelos como van, cabine de piso, cabine de chassi e outras personalizações. A versatilidade e sustentabilidade da Master H2 Tech fazem dela uma forte candidata para dominar o futuro do transporte comercial, onde o hidrogênio começa a ganhar terreno.

Embora o hidrogênio ainda enfrente desafios em relação ao seu manuseio e abastecimento, especialmente em carros de passeio, ele está encontrando um espaço significativo em veículos comerciais. Assim como o GNV e GLP, o hidrogênio está sendo testado em segmentos que anteriormente não eram previstos para sua aplicação, mas que se mostram promissores, especialmente em frotas de uso intenso.

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