Super radar da Unicamp vai monitorar eventos climáticos em São Paulo

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia foi instalado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), na Unicamp, e começará a operar experimentalmente em dezembro. Com capacidade de detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km, o equipamento é uma importante ferramenta para monitoramento e prevenção de desastres naturais no estado de São Paulo.

O radar foi adquirido pela Unicamp em parceria com a AgemCamp (Agência Metropolitana de Campinas), a Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH). O investimento foi de R$ 4,4 milhões, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas e da própria universidade.

Essa nova tecnologia será integrada ao Sistema de Radares do Governo de São Paulo, que já conta com outro radar instalado em Ilhabela, no litoral, capaz de monitorar eventos climáticos em um raio de até 120 km. A combinação dessas ferramentas permitirá respostas mais rápidas e eficientes da Defesa Civil em situações de risco climático.

Segundo Marcelo Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o radar contribuirá para a fiscalização e prevenção de ocupações em áreas de risco, um problema que se agrava devido às mudanças climáticas. O equipamento utiliza tecnologia de dupla polarização, proporcionando maior precisão nas previsões sobre chuvas, classificando fenômenos climáticos e emitindo alertas em tempo real.

Além do radar, o Sistema de Monitoramento de Áreas Suscetíveis (SMAS), lançado em 2023, está ajudando a fiscalizar desmatamentos e construções irregulares em áreas de risco. Com uma cobertura inicial de 12,5 mil km², o SMAS já está em uso em 24 cidades de São Paulo, permitindo uma ação rápida e preventiva em situações que poderiam resultar em desastres ambientais.

Sair da versão mobile