Viracopos cancela mais de 50 voos após fechamento de pista na tarde de ontem (12)

O fechamento de pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na tarde da última segunda-feira (12), resultou no cancelamento de 58 voos — 35 decolagens e 23 pousos. A pista foi bloqueada após um Boeing 737-4, da empresa Modern Logistics, realizar um pouso de emergência, durante o qual o pneu estourou e o trem de pouso apresentou problemas. Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, Aeroportos Brasil Viracopos, a aeronave já havia apresentado defeito na decolagem. Felizmente, não houve feridos.

A pista permaneceu fechada das 15h31 até as 17h43. Nesse período, a Azul Linhas Aéreas precisou cancelar 40 voos e alternar outros 11, enquanto a Gol cancelou dois voos partindo de Campinas.

Mais cedo, o fechamento do aeroporto de Florianópolis também impactou os voos em Viracopos. Um avião da Azul sofreu danos nos pneus durante um pouso na capital catarinense, levando ao fechamento do aeroporto para pousos e decolagens, o que resultou em mais cancelamentos para passageiros em Campinas.

Pouso de emergência provocou fechamento de pista

O incidente começou por volta das 12h32, quando o pneu do Boeing 737-4 estourou durante a decolagem. O cargueiro seguiu em um trajeto de 40 minutos até Minas Gerais, antes de retornar a Campinas, onde teve que sobrevoar Viracopos para queimar combustível. O piloto declarou emergência e realizou o pouso às 15h31, durante o qual outro pneu, do lado esquerdo, também estourou, danificando o trem de pouso.

Em nota, a companhia aérea informou que a tripulação decidiu retornar ao aeroporto após identificar o problema técnico. “Não houve feridos. No entanto, a aeronave permaneceu na pista desde o momento do pouso, bloqueando o aeroporto para pousos e decolagens. Todos os procedimentos de segurança foram acionados, com equipes de Bombeiros e ambulâncias posicionadas para acompanhar o pouso. A concessionária também ativou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos”, afirmou a concessionária do aeroporto em comunicado.

Sair da versão mobile