Moradora encontra morcego no Adventista Campineiro e fica preocupada

Uma moradora do Bairro Adventista Campineiro, em Hortolândia, procurou o Portal Hortolândia, nesta quinta-feira (6), para relatar sua preocupação após ter encontrado um morcego.

Segundo a mulher, primeiro foi feito contato telefônico diversas vezes com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para recolher o animal, porém, sem sucesso. Ainda segundo a mulher a equipe do zoonoses demorou a chegar, pois alegaram que as linhas de telefone na região não estavam funcionando. Após terem visto numa rede social a captura do morcego dirigiram para a casa dela.

De acordo com a moradora, este ano é o segundo morcego que ela encontra em sua casa no mesmo local. Ainda disse outros moradores também encontraram e, que a região é frequente as aparições de morcegos.

O morcego foi recolhido pelo veterinário do centro de zoonoses, que será submetido a exames para saber se o animal tem raiva.

O UVZ(Unidade de Vigilância e Zoonoses) tem orientado a população para que, se encontrar algum morcego com hábitos diurnos ou caído no quintal, não tocar neste animal em nenhuma hipótese e acionar a UVZ para fazer a remoção”, destaca o coordenador da UVZ.

O animal não pode ser tocado, nem mesmo para afastamento do local, uma vez que o ato de pegar o morcego pode ser fonte de contaminação. O telefone da UVZ é (19) 3897-3312.

DOENÇA

A raiva humana é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta o sistema nervoso. Estima-se que sejam registrados no mundo mais de 50 mil casos por ano, sobretudo em países da África e da Ásia. 

A transmissão da raiva humana ocorre através do contato de um mamífero infectado com o homem. A maioria dos acidentes acontece pela mordedura de cães, gatos ou contato com morcegos. Nesses casos, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento profilático.

Orientações à população ao encontrar morcegos:

Sair da versão mobile