Brasil

Novo cronograma do CNU divulgado pelo Ministério da Gestão

concurso

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta quinta-feira (4), o novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os resultados finais das provas serão conhecidos em 21 de novembro, e a posse nos cargos públicos está prevista para janeiro de 2025.

O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto. Os candidatos devem acessar novamente o documento na Área do Candidato para verificar se houve alterações nos locais de prova.

Em maio, o governo federal anunciou que as provas do chamado “Enem dos Concursos” serão aplicadas em 18 de agosto.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que um novo edital será publicado com novas regras para eventos excepcionais, como o ocorrido no Rio Grande do Sul em abril e maio, para evitar adiamentos do concurso.

“Temos uma solução para que não seja necessário adiar a prova novamente. Hoje, um decreto presidencial já prevê alterações no edital que será publicado ainda hoje”, afirmou Dweck.

Segurança das Provas

A ministra garantiu a segurança de mais de 18,7 mil malotes de provas recolhidos em todo o Brasil e concentrados em um único local. Segundo Dweck, os lacres dos malotes foram checados individualmente por membros da rede de segurança, sem nenhuma violação.

“A checagem de todos os lacres foi feita, e não houve nenhuma violação nos malotes de prova. As provas estão seguras, guardadas e armazenadas em local com vigilância 24 horas, nos sete dias da semana, em processo de extrema segurança.”

A operação de segurança envolve vários órgãos federais e estaduais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a Força Nacional de Segurança Pública, e as secretarias de segurança pública estaduais.

Tragédia no Sul do País

Inicialmente, as provas do Concurso Unificado ocorreriam em 5 de maio. No entanto, dois dias antes, o governo federal adiou o concurso devido às fortes chuvas que atingiram 96,38% dos municípios gaúchos.

Desde o fim de abril, a tragédia provocou 180 mortes, além de alagamentos e prejuízos ainda não calculados. Atualmente, 32 pessoas seguem desaparecidas.

Sair da versão mobile