Domingo termina o horário de verão

Neste domingo (18) termina o horário de verão que estava vigor desde outubro do ano passado. À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

 O principal objetivo do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário de pico, entre 18 e 20 horas. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução demanda tem sido em torno de 5%.

Em 2012 a medida ocasionou uma redução na demanda no horário de pico de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo. Essa redução evitou um gasto de cerca de R$ 200 milhões a mais com as termelétricas no período.

Um decreto de 2008 determina que a temporada para ajustar o relógio deva começar no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

 Você sabia?

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão na década de 1930, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.

Sair da versão mobile